A pechincha é tradição da maioria do brasileiro. Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 81% dos consumidores costumam barganhar antes das compras, percentual próximo aos 78% observados em 2013.
ANÚNCIO
Entre os mais jovens (16 a 24 anos), o hábito é menor – chega a 73%. Outro grupo em que o hábito de pechinchar é menos comum (70%) é o de consumidores com renda familiar superior a cinco salários mínimos.
Os números revelam que 93% dos consumidores costumam pesquisar os preços dos bens de maior valor antes de realizar a compra, enquanto 80% pesquisam as características técnicas desses itens.
Setenta e um por cento dos consumidores brasileiros esperam promoções e saldões para adquirir produtos de maior valor, como eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis, com preços mais em conta. Esse percentual era 64%, em 2013, ante os 71% de 2019.
“A perda de poder de compra durante a crise recente pode ter influenciado os brasileiros a esperar para adquirir bens de maior valor a preços menores durante promoções e saldões, dado que se verifica que esse comportamento é mais comum entre brasileiros com rendas familiares menores”, destaca a pesquisa.