Dois policiais militares foram afastados de operações ontem, após vídeo mostrar um deles tirando contra pessoas desarmadas na rua Silva Ortiz, São Mateus (zona leste de SP).
ANÚNCIO
A ação foi filmada na noite de domingo. O vídeo mostra um dos policiais atirando contra um grupo de pessoas, que fogem, gritam e não reagem ao disparo. Após o tiro, o policial diz para a câmera: “Amanhã vou preso (…) para mim tanto faz. Para mim tanto faz”.
A ocorrência foi registrada como lesão corporal. Segundo o G1, a família de um cozinheiro, 32 anos, alega que ele foi atingido por uma bala no peito, na mesma noite e local. Ele se encontra internado no hospital Santa Marcelina.
A Secretaria de Segurança Pública informou em nota que a Corregedoria da Policia Militar instaurou inquérito na Polícia Civil e Militar.
Em entrevista coletiva ontem, o governador João Dória (PSDB) disse que assistiu ao vídeo e comentou: “[os policiais] são ordenados a seguir protocolos. Não impede que cometam abusos. A responsabilidade do governo é identificar de forma correta a existência do abuso, estabelecer a punição e o retreinamento dos demais policiais”.