A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou testes clínicos de fase 3 de uma sexta vacina contra a Covid-19 no Brasil. A permissão ocorreu na quinta-feira (dia 8), mas veio a público apenas hoje (dia 19).
Trata-se da vacina financiada pela empresa Sichuan Clover Biopharmaceuticals, sediada na China. Chamada de SCB-2019, ela conta com duas doses, aplicadas com intervalo de 22 dias.
Leia também:
São Paulo recebe matéria-prima para produzir mais 5 milhões de doses da CoronaVac
Começa hoje o prazo para matrículas em chamada única do Sisu
O imunizante será testado em em pelo menos 8 mil voluntários maiores de 18 anos no Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. O recrutamento deve começar na próxima semana.
No mundo, a vacina será testada em até 30 mil voluntários em países da América Latina, África do Sul e Europa.
Os testes de fase 3 aprovados no Brasil serão do tipo duplo-cego, o que significa que nem o paciente e nem o médico sabem se estão recebendo a vacina ou o placebo. A data de início do experimento não informada pela Anvisa.
Atualmente, duas vacinas são aplicadas na população brasileira: a CoronaVac, do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a Oxford/AstraZeneca, produzida no pela Fiocruz.
Calendário de vacinação em São Paulo
O governo do Estado anunciou na última quarta-feira (dia 14) as datas de início da vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com idades entre 60 e 64 anos.
Os que têm 63 e 64 anos será vacinado a partir de 29 de abril. Já os que têm entre 60 e 62 anos, e que compõem um grupo com 1,4 milhão de pessoas, receberão as doses no dia 6 de maio.
Antes deles, porém, começarão a ser vacinados os idosos com 65 e 66 anos, já a partir da próxima quarta-feira (21).