O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (dia 19), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que a Fase de Transição do Plano São Paulo será estendida até o dia 31 de maio. Incialmente, a fase terminaria nesta sexta-feira (dia 21).
A partir de 1º de junho, o Estado passará a permitir a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, das 6h às 22h, com ocupação de até 60%. Hoje, a permissão vai até as 21h e a lotação não pode passar de 40%.
Leia também:
Governo de São Paulo anuncia vacinação entre 55 e 59 anos a partir de 1º julho
O governo continua solicitando às empresas que mantenham seus funcionários em home office e que colaborem com o escalonamento de horários de entrada e saída, em caso de trabalho presencial, para evitar aglomeração no transporte público.
O governador informou ainda que a partir de junho terá início um amplo programa de testagem de pessoas sintomáticas. Trata-se de um teste antígeno, com precisão semelhante ao PCR. O objetivo é que os casos de covod-19 sejam diagnosticados precocemente. Hoje, 25 mil pessoas são tesadas por dia no Estado.
Números da pandemia em São Paulo
O Estado de São Paulo já contabiliza 3 milhões de casos de covid-19 desde início da pandemia e mais de 105 mil mortes.
As taxas de ocupação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) são de 79% no Estado e 76,9% na Grande São Paulo.