O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (28) a ampliação do horário de funcionamento de comércio e serviços até a meia-noite a partir do próximo domingo (1). Além disso, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos permitida passará a ser 80%.
Até agora, em função das medidas de prevenção à covid-19, o comércio podia ficar aberto até 23h e a capacidade máxima era de 60%. Segundo o governador João Doria (PSDB), a flexibilização foi possível graças a sucessivas melhoras dos índices de saúde e o avanço da vacinação contra o coronavírus.
Leia também:
- Governo de São Paulo adianta datas de vacinação contra covid-19; confira novo calendário
- Cidade de São Paulo segue vacinando pessoas com 29 anos nesta quarta-feira
- Saúde: adolescentes de 12 a 17 anos podem receber vacina anticovid após adultos
“Continuamos passo a passo, de forma segura, flexibilizando e voltando ao normal. A vida está voltando ao normal no estado de São Paulo”, declarou. “São Paulo teve uma queda substancial de casos, internações e, felizmente, de óbitos, porque aqui seguimos protocolos de saúde e a orientação da medicina”, completou o governador.
Já a restrição da circulação nas ruas de São Paulo, o chamado «toque de recolher», que ocorre entre 23h e 5h, também será suspensoa partir de 1 de agosto. No entanto, o uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.
Outra medida anunciada é a volta dos horários normais dos parques estaduais. Clique aqui para ver a relação completa.
Segundo o governo, os eventos que geram aglomerações, sejam eles em casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, continuam proibidos, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do coronavírus.
Ampliação da vacinação e fim das restrições
O governo também anunciou a antecipação do calendário de vacinação, como nova previsão para que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados a partir do dia 18 de agosto.
Com isso, Doria afirmou que todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas a partir do dia 17 de agosto, quando deve ocorrer a liberação de 100% da capacidade em todos os estabelecimentos.»Ainda mantendo o uso de máscara, uso de álcool em gel, seguindo os protocolos de distanciamento», disse o governador.
Queda nos indicadores
Segundo o governo, indicadores divulgados pela Secretaria de Saúde mostram reduções consistentes nas médias diárias de novos casos (-20,6%), internações (-18,3%) e mortes (-9,6%) provocadas pelo coronavírus em todo o estado.
São Paulo vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa estadual de ocupação de leitos de UTI Covid-19 está em 54% e, na Grande São Paulo, o índice é ainda mais baixo e está em 49,64%.
A campanha de vacinação em São Paulo já imunizou 75,9% da população adulta com ao menos uma dose. O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o estado.