O Procon-SP estuda proibir que os aplicativos de delivery permitam o pagamento do pedido no ato da entrega. O órgão registrou alta de mais de 136% nas reclamações sobre golpes por entregadores de comida, o que justifica a iniciativa.
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De janeiro a julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats. No mesmo período do ano passado foram 144. Até o mês de julho deste ano, Ifood teve 123 reclamações, Rappi, 124 e Uber Eats, 94.
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Os consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores ao preço correto e que só percebem o golpe após a entrega ter sido feita e o pagamento, efetivado. Eles questionam ainda que, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
“Como medida de prevenção, o Procon-SP já vem orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma online e nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria”, explica Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
Confira dicas para evitar cair em golpes
- O consumidor deve estar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida;
- Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
- Nunca entregar o cartão;
- Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
- Não passar os seus dados por telefone;
- Desconfiar de golpes caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
- Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida.