A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (11) um novo calendário de imunização contra a covid-19. A novidade é a vacinação do público de 20 a 18 anos a partir do próximo sábado (14), quando será realizada a «Virada da Vacina», com uma madrugada inteira de aplicação das doses.
O anúncio foi feito nesta manhã pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ele destacou que há vacinas em estoque suficientes para que, até o próximo domingo (15), toda a população adulta seja contemplada com a primeira dose dos imunizantes na capital.
Leia também:
- Taxas de ocupação de UTI para pacientes covid estão em torno de 45% no Estado de SP, aponta governo
- SP: vacinação de grupo com 24 anos contra covid-19 continua nesta quarta-feira
- Brasil registra 570 casos de infecção pela variante Delta
A «Virada da Vacina» terá 34 horas de vacinação ininterrupta, sendo que o início será às 7h do sábado (14) e o encerramento às 17h do domingo (15).
A virada se dará em duas etapas: No sábado, poderão se vacinar, das 7h às 19h, os jovens de 21 e 20 anos. A partir das 19h, até as 17h de domingo, a imunização estará aberta também para público de 19 e 18 anos. Ao todo, são esperadas 600 mil pessoas nos dois dias.
Veja abaixo o cronograma completo:
- Quarta-feira (11): Mais de 24 anos
- Quinta-feira (12): Mais de 23 anos
- Sexta-feira (13): Mais de 22 anos
- Sábado (14): Virada da Vacina 21 a 18 anos
A prefeitura ressalta que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Elas são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico na cidade de São Paulo.
Durante a «Virada da Vacina» serão aplicadas somente as primeiras doses ao público elegível nesta fase da campanha. A aplicação das segundas doses será retomada a partir de segunda-feira (16).
Documentos necessários
Para tomar a vacina contra a covid-19 em São Paulo, o morador deverá apresentar o CPF e p cartão do SUS. Também deverá apresentar comprovante de residência da Capital em formato impresso ou digital. Se o documento estiver em nome de algum parenteCo candidato à vacina deverá apresentar documentos que comprovem o parentesco.
Cadastro
Antes de ir ao posto de saúde para se imunizar, o morador da Capital deve fazer seu pré-cadastro no site Vacina Já, do governo do estado, que agiliza o tempo de atendimento e diminui as filas nos postos de vacinação. Basta preencher os dados com o nome completo, endereço, telefone, CPF e data de nascimento.
De Olho na Fila
Pelo site ‘De Olho na Fila’, o contribuinte pode verificar a movimentação de pessoas em cada um dos postos da cidade de São Paulo e verificar a situação das filas. Com isso, pode escolher o melhor horário para ir tomar a sua vacina, se protegendo contra aglomeração.
Segunda dose
Todos os postos de São Paulo estão disponíveis todos os dias para aqueles que precisam completar a vacinação com a segunda dose. Pelo site De Olho na Fila é possível ver quais vacinas estão disponíveis para a complementação da campanha vacinal.