A Prefeitura de São Paulo informou nesta sexta-feira (20) que vai diminuir o intervalo de aplicação da segunda dose das vacinas contra covid-19 da Pfizer e AstraZeneca. Quem já tomou a primeira dose, poderá se inscrever na «xepa» com as doses remanescentes dos imunizantes a partir de segunda-feira (23). O prazo será reduzido de 60 para 30 dias.
“Hoje, quem tomou AstraZeneca e Pfizer deve aguardar um intervalo de 60 dias. A partir de segunda-feira já poderá se inscrever na xepa para um intervalo de 30 dias. A Coronavac continua com um intervalo de 15 dias”, informou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Leia também:
- Prefeitura de SP inicia vacinação de adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidades na segunda (23)
- Museu do Ipiranga recebe inscrições para cursos virtuais gratuitos com certificado da USP
- Polícia apreende pela primeira vez droga conhecida como cocaína rosa
Segundo a prefeitura, os munícipes podem se inscrever na «xepa» em uma das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para adiantar a segunda dose. Para isso, é preciso ter tomado a primeira dose há mais de 30 dias, ou 15 dias no caso da Coronavac.
A aplicação de doses remanescentes está sujeita à disponibilidade ao final do dia em cada UBS. Cada unidade de saúde organiza uma lista de espera com os usuários de sua área de abrangência, que atendam aos critérios de intervalo entre as doses, com telefones para convocação do público interessado.
Pode se inscrever quem mora, estuda ou trabalha na região da unidade. As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.
Na cidade de São Paulo, todos os candidatos à vacina da covid-19 devem apresentar um comprovante de residência da capital, obrigatoriamente, além de documento de identificação e cartão do SUS. Caso o comprovante esteja em nome de terceiros será necessário apresentar documentos que comprovem parentesco.
Vacinação dos adolescentes
Nesta sexta-feira, a vacinação contempla o público de 16 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas. Já no sábado (21), a prefeitura fará a repescagem da vacinação de jovens de 16 e 17 anos.
A partir da próxima segunda-feira, será a vez dos menores de 12 a 15 anos com comorbidade, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), grávidas e puérperas. São esperadas 92.868 mil pessoas neste grupo.
Pré-cadastro
Para tornar o atendimento mais rápido, a Secretaria Municipal de Saúde solicita a todos que façam o pré-cadastro no Site Vacina Já. Basta preencher o formulário com nome, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.
De Olho na Fila
Para evitar ficar longos períodos nas filas dos postos de vacinação, os munícipe pode consultar o site De Olho na Fila e ver em tempo real a situação de cada um dos locais. Com isso, poderá escolher o melhor horário para se imunizar. O site mostra ainda as vacinas que estão disponíveis em cada posto da cidade.
A lista completa de postos pode ser encontrada no Vacina Sampa.