Zaki Anwari, 19 anos, tinha nas memórias de seus pais as únicas referências sobre o governo Talibã. Ele frequentou uma escola internacional de prestígio junto a filhos de diplomatas e suas redes sociais mostravam um aspirante a modelo. O corpo de Zaki foi encontrado no poço de um jato de transporte C-17 dos EUA, depois que o avião decolou de Cabul com Afegãos desesperados agarrados à sua fuselagem.
ANÚNCIO
O jovem, que era jogador de futebol da Seleção Jovem Nacional do Afeganistão, estava entre várias pessoas que morreram após subir na aeronave durante sua decolagem. Na segunda-feira, imagens impressionantes mostraram corpos caindo do avião enquanto o jato decolava.
Conforme divulgado pelo Daily Mail, dois dos mortos eram irmãos que vendiam melancias no mercado central de Cabul, eles tinham entre 16 e 17 anos. Relatos disseram que eles costumavam buscar nas latas dos mercados de Cabul o sustento para sua mãe, pois a família era extremamente pobre.
As cenas impressionantes mostraram diversos jovens sentados abaixo da turbina do avião enquanto ele decolava, ao longe é possível ver os corpos caindo em direção ao chão. A morte de Zaki foi confirmada pela Direção Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão.
Jovem morto era um promissor jogador de futebol
Zaki correu para o aeroporto horas depois de Cabul ser tomada pelo Talibã, juntando-se a milhares de outros afegãos que perseguiram o avião apesar dos disparos de alerta. Familiares e amigos lamentaram a morte do jovem que tinha uma carreira promissora no futebol.
Em sua última postagem no Facebook, Zaki escreveu “Você é o pintor da sua vida. Não dê o pincel para ninguém!”.
A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou que está abrindo uma investigação sobre a decolagem, que seguiu mesmo após ver as diversas pessoas agarradas ao avião enquanto ele subia. “A aeronave foi cercada por centenas de civis afegãos que violaram o perímetro do aeroporto”, declarou a USAF.
ANÚNCIO
Confira também:
- Mães desesperadas entregam os filhos aos soldados que deixam o Afeganistão
- Mulher que teve os olhos arrancados pelo Talibã afirma que mulheres são utilizadas como alimento para cachorros
- Malala Yousafzai demonstra preocupação com a retomada do poder pelo Talibã
- Jovem afegã de 14 anos foi pisoteada até a morte
A aeronave foi apreendida para que as análises dos restos mortais sejam realizadas. Ao menos oito pessoas morreram em meio ao caos que tomou conta do aeroporto na última segunda-feira. No entanto, estima-se que 12 pessoas tenham perdido suas vidas em meio aos tumultos nos arredores do aeroporto.