O furacão Nicholas tocou o solo na madrugada desta terça-feira, 14, na península de Matagorda, no Estado norte-americano do Texas, com ventos de até 120 quilômetros por hora. A tormenta ganhou força nas últimas horas e foi elevada de tempestade tropical para furacão de categoria 1 pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O NHC informou que o furacão deve causar fortes chuvas em regiões do Texas, da Louisiana e do Mississippi – os dois últimos Estados foram atingidos pelo furacão Ida há duas semanas.
Segundo o Centro, as chuvas podem causar áreas de alagamento com riscos à vida de moradores, além de elevar o nível de rios da região em pontos isolados.
ANÚNCIO
LEIA TAMBÉM:
- Prêmio da Lotofácil acumula para sorteio desta terça-feira
- Covid-19: spray nasal feito no Brasil pode estar disponível até 2022
- Atendente de caixa é demitida por justa causa por R$ 1,50
De acordo com a Associated Press, as previsões são de que o furacão leve quase 51 centímetros de chuva a áreas da costa do Golfo. No litoral do Texas, a precipitação pode chegar a 30 centímetros, e a 46 centímetros em regiões isoladas.
Em outras partes do Estado e nas regiões centro-sul da Louisiana e sul do Mississippi, as chuvas podem chegar a 20 centímetros nos próximos dias.
Na madrugada desta terça, o furacão se movia a uma velocidade de 17 quilômetros por hora na direção nordeste. A previsão é de que o centro da tempestade passe pela região sudeste do Texas nesta terça, e pelo sudoeste da Louisiana na quarta-feira.
O Nicholas é a 14ª tempestade a receber um nome na temporada de furacões do Atlântico neste ano.