A cidade de São Paulo vacina neste sábado (dia 18) adolescentes a partir de 12 anos contra a covid-19. Para receber a dose, eles devem estar acompanhados pelo responsável ou apresentar autorização assinada.
Idosos acima de 85 anos que tenham tomado a segunda dose ou a vacina de dose única há pelo menos seis meses também podem receber a dose adicional hoje.
Em ambos os casos, o imunizante aplicado é o da Pfizer.
LEIA TAMBÉM:
- Morte de adolescente em SP não foi causada por vacina da Pfizer, conclui estudo
- Brasileira que tentava entrar ilegalmente nos EUA é encontrada morta no deserto
- ANS realiza diligência na Prevent Senior
Impasse envolvendo adolescentes
Os adolescentes continuarão a ser vacinados em São Paulo apesar de o Ministério da Saúde ter orientado a suspensão da imunização para este grupo na última quarta-feira (dia 15).
Na ocasião, a Pasta recomendou a vacinação apenas para pessoas desse grupo que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
O governo de São Paulo, porém, decidiu seguir o entendimento do Comitê Científico do Estado. “A medida [do governo federal] cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles”, disse nota do governo paulista.
Filômetro
O site De Olho na Fila, da Prefeitura de São Paulo, permite que a população acompanhe a vacinação nos postos de São Paulo, consulte quais postos estão em operação e a vacina que possuem em estoque. Com ele, é possível escolher o melhor momento para se dirigir aos postos de vacinação.
Os agentes de saúde também solicitam que os candidatos à vacinação preencham o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar o atendimento e diminuir as filas nas unidades que estão imunizando a população.