Foco

SP: Clientes da Sabesp poderão receber conta de água por e-mail a partir do dia 13

Novo site também vai permitir cadastro de débito automático.

Pexels

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passa a adotar, a partir do próximo dia 13, uma nova plataforma digital. Com isso, os clientes poderão receber suas contas de água por e-mail ou optar por fazer o cadastro no site para pagamento das faturas em débito automático.

ANÚNCIO

Segundo a Sabesp, as medidas visam melhorar o relacionamento com o cliente e fazem parte do processo de transformação digital da companhia, que vai possibilitar uso dos dados para personalizar o atendimento ao consumidor, levando em conta as necessidades e expectativas de cada um, com novas funcionalidades e mais rapidez.

LEIA TAMBÉM:

  1. Polícia Civil do DF prende grupo que induzia pessoas ao suicídio
  2. São Paulo realiza mutirão pra emissão de RG no mês de outubro
  3. Alta dos combustíveis afeta entregadores de aplicativos
  4. Receita paga hoje restituições do último lote do IR 2021

A Sabesp destaca que, ao optar por receber a fatura por e-mail, o cliente passa a contribuir com a redução do uso de papel e, consequentemente, com a preservação do meio ambiente.

A maior integração também leva a melhorias operacionais para auxiliar no atendimento ao cliente. Será possível fazer melhor gestão das equipes para priorizar e antecipar atendimentos emergenciais. Outro destaque é que agora o cliente vai deixar de ser identificado por seu registro geral do imóvel, ou RGI, como acontecia, e passará a ser cadastrado por seu CPF ou CNPJ. A medida facilita, por exemplo, mudanças de titularidade.

Etapas de implantação

A nova plataforma digital está sendo implantada em etapas. Os primeiros municípios a ter a novidade, ainda em 2019, foram Morungaba, Cabreúva, Jarinu, Itupeva e Itatiba. Em agosto de 2020, a operação foi ampliada para Campo Limpo Paulista, Diadema, Elias Fausto, Hortolândia, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Saltinho, São Bernardo do Campo e Várzea Paulista, totalizando nesta etapa cerca de 2,2 milhões de pessoas beneficiadas.

Desde maio de 2021, as mudanças passaram a ser implementadas para 7,5 milhões de clientes da Sabesp. Na Região Metropolitana de São Paulo, houve alteração na região Leste, nos municípios do Alto Tietê, e na região Oeste, entre as quais Osasco. No interior paulista, a modernização aconteceu em 211 municípios atendidos pela Sabesp nas regiões de Itapetininga, Franca, Botucatu e Lins.

ANÚNCIO

Agora em outubro, a mudança alcançará toda a cidade de São Paulo e estará completa na Região Metropolitana de São Paulo e os 375 municípios atendidos pela Companhia. É importante que o cliente saiba que a implantação da plataforma digital exige adequações operacionais pela Companhia.

Por isso haverá indisponibilidade de atendimento de serviços comerciais entre 1 e 12 de outubro, mas o consumidor não será prejudicado. Caso o cliente não consiga acessar a conta para pagar parcelamento de débitos nesse período, poderá fazê-lo após a normalização do serviço. O atendimento pelo telefone 195 para casos de falta d’água, vazamentos e outros serviços operacionais não será interrompido.

Atualização cadastral

A Sabesp ressalta que, para se beneficiar das vantagens da nova plataforma digital, é importante que o cliente mantenha seu cadastro atualizado. Para isso, no caso de pessoas físicas e jurídicas, basta o cliente acessar o Sabesp Fácil da Agência Virtual e clicar em Atualizar Dados Cadastrais – é o último item da lista de serviços. A atualização de cadastro também pode ser feita pela Central de Atendimento no telefone 0800 055 0195.

Veja abaixo as novidades na fatura de água:

  1. O cliente passará a ser cadastrado por seu CPF ou CNPJ, facilitando por exemplo mudanças de titularidade;
  2. Onde era informado o número do RGI, passa a constar o número do fornecimento, que será a nova forma de identificar a ligação e o cliente;
  3. PDE/RGI: registro da ligação.
  4. Período: detalha os dias de consumo, leitura anterior e leitura atual.
  5. Apresentação de 2 dígitos decimais nas faixas de consumo da tabela de tarifas.
  6. Débito automático: haverá código para inserção da conta em débito automático (não haverá alteração se sua conta já estiver em débito automático).
  7. Tipo de mercado, comum ou diferenciado.
  8. 6 datas opcionais de vencimento dias: 01, 05, 10, 15, 20 e 25

No mês seguinte à mudança de sistema, poderá ocorrer:

  1. Alteração da data de débito automático (só no mês da implantação).
  2. Alteração na data de vencimento da conta para uma das opções mencionadas acima.
  3. Leitura por média, nesse caso a diferença de consumo será compensada na próxima fatura com leitura real.
  4. Emissão de duas contas no mesmo mês. Uma com vencimento no início do mês e outra no fim do mês que correspondem a períodos de consumo diferentes.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias