Foco

SP vai solicitar à Anvisa liberação para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra covid-19

Governo diz que vacinação já ocorre em segurança em outros países; Butantan vai pedir uso da Coronavac para esse público

Vacinação contra a covid-19 segue em São Paulo
Governo paulista vai pedir que Anvisa autorize vacinação contra covid-19 para crianças Governo de São Paulo (Divulgação/Fotos Públicas)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), informou que vai enviar nesta quarta-feira (3) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma solicitação para autorização da vacinação contra covid-19 das crianças de 5 a 11 anos. Segundo ele, esse público já é imunizado em outros países, o que comprova a segurança para o controle do coronavírus.

ANÚNCIO

“Na manhã de hoje, membros da nossa equipe de saúde participaram de uma reunião técnica com profissionais do Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass]. A Drª Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, participou deste encontro representando o Estado de São Paulo”, disse Doria. “O governo do estado de São Paulo envia hoje ofício à Anvisa solicitando que autorize com urgência o início do processo de vacinação de crianças”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM:

Segundo Regiane, todos os estados que participaram da reunião demonstraram a mesma preocupação com a vacinação deste público. “Nos próximos dias a Anvisa deve receber uma solicitação da fabricante Pfizer para a vacinação das crianças. O Estado de São Paulo se antecipa, solicitando também à Anvisa a urgência para essa aprovação”, destacou ela.

Na semana passada, a farmacêutica Pfizer disse que entrará com um pedido de autorização na Anvisa para que a vacina possa ser aplicada em crianças. Essa solicitação deve ser feita ainda neste mês de novembro. Por enquanto, não há imunizantes contra o coronavírus liberados para menores de 12 anos no país.

“São Paulo e seus 645 municípios têm condições técnicas para iniciar a vacinação assim que a Anvisa liberar a aplicação no país. A imunização das crianças é um importante passo para o controle da pandemia e a proteção da população”, ressaltou Regiane.

Coronavac

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, também destacou nesta quarta-feira que o órgão vai solicitar à Anvisa que analise a vacina Coronavac como uma opção para imunização de crianças e adolescentes.

“A Coronavac é a vacina mais segura para uso em crianças e adolescentes na faixa de 3 a 17 anos. Hoje já temos mais de 70 milhões de crianças vacinadas com a Coronavac no mundo. No Chile, ela é usada desde setembro. Esses dados são gerados on-line para a Anvisa. Assim, solicitamos nesta semana uma nova reunião com a agência para análise dos dados mais recentes e esperamos que a Anvisa também entenda que essa é uma vacina segura para esse público e possa liberar”, afirmou.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias