A Prefeitura de São Caetano, no ABC Paulista, iniciou na quarta-feira (17) a segunda fase de um projeto que visa rastrear a cadeia de transmissões da covid-19 na cidade. A medida, chamada de “Disque Coronavírus”, prevê que cada paciente que testar positivo para a doença terá de indicar três pessoas com as quais teve contato recente. Assim, elas também serão testadas e, caso tenham sido infectadas, serão iniciados novos processos para formar uma rede de proteção.
ANÚNCIO
A segunda fase do projeto “Disque Coronavírus” foi desenvolvido em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o Laboratório Hilab, que oferecerá 10 mil testes de antígeno, com entrega de resultados em até 20 minutos e o processamento das amostras em tempo real. O resultado será enviado aos pacientes via SMS.
LEIA TAMBÉM:
- Quadrilha abastecia restaurantes com hambúrgueres e bifes de carne de cavalo
- São Paulo inicia hoje vacinação de maiores de 18 anos com terceira dose
- São Caetano recebe encontro de carros antigos neste fim de semana
A administração municipal destaca que é a única no estado a testar contactantes.
“Estamos dando um passo à frente com esse modelo de rastreamento. Plantamos sementes, com o trabalho que a cidade iniciou no passado, e hoje colhemos frutos que nos trouxeram parcerias não apenas com a universidade, mas com a iniciativa privada, com testes de algumas vacinas e, hoje, o início de uma nova parceria com o Laboratório Hilab, que possibilitará o avanço do projeto Disque Coronavírus”, ressaltou o prefeito Tite Campanella (Cidadania).
Como participar?
Para participar do projeto o munícipe deve acessar o site do “Disque Coronavírus” ou ligar para o telefone 0800 774 4002. Nesse contato é realizada a primeira triagem, seguida de uma avaliação médica via telemedicina. Caso necessário, o paciente será encaminhado para a UBS Caterina Dall’Anese, que já atende casos gripais que procuram diretamente o espaço, para que seja feito o teste de antígeno.
Todos aqueles que testarem positivo para o coronavírus deverão apresentar os dados pessoais de três contactantes, sejam da família, trabalho, relações sociais e lazer, com as quais teve contato nos últimos três dias. Essas pessoas também serão testadas por amostragem.
Caso o resultado do contactante seja negativo, o mesmo deverá ficar em alerta para surgimento de sintomas. Caso seja positivo, ele deverá indicar mais três contatos para serem testados e assim por diante.