A escultura de um touro dourado que foi instalada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, na na Rua XV de Novembro, tem gerado uma onda de protestos. Um deles foi um churrasco organizado pela ONG SP Invisível, que distribuiu espetinhos para pessoas em situação de rua na noite de quarta-feira (17).
ANÚNCIO
Segundo o grupo, o objetivo do ato foi protestar contra a alta dos alimentos, principalmente o preço da carne. “Debatemos significado, estética, e política, enquanto 116 milhões de brasileiros vivem a insegurança alimentar e famílias inteiras comem do lixo para sobreviver. Por quê?”, escreveu a ONG nas redes sociais.
A escultura foi inaugurada pela B3 na terça-feira (16). Inspirada no Touro de Wall Street, que fica no centro financeiro de Nova York, nos Estados Unidos, a estrutura metálica chamou a atenção pelos seus 5,10 metros de comprimento e 3 metros de altura.
LEIA TAMBÉM:
- VÍDEO: menino de 7 anos prende a cabeça em grade de escola no ES
- Vereador de Itapevi morre após ser baleado quando chegava em casa
- Polícia encontra mais de R$ 1 milhão em dinheiro em estepe de caminhonete no interior de SP
- Idosa de 79 anos é atacada por tubarão em Ubatuba, SP
Na ocasião, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, falou sobre a simbologia da escultura. “O Touro de Ouro representa a força e a resiliência do povo brasileiro. A B3 está trazendo esse novo símbolo para valorizar não apenas o centro de São Paulo, mas o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil, que passa pela própria história da bolsa. O centro é o coração do mercado financeiro e, após a fusão que originou a B3, em 2017, a companhia optou não apenas em permanecer na região, como em contribuir para sua retomada.”
No entanto, a obra continua sendo alvo de protestos. No dia seguinte à inauguração, manifestantes colaram cartazes com a palavra “fome” na escultura. Já nesta quinta-feira (18), o touro dourado amanheceu pichado com os dizeres “taxar os riscos”.
“A intervenção na escultura inaugurada em frente à Bolsa de Valores em São Paulo é parte da campanha do nosso movimento que busca dizer que nem a fome, nem os bilionários deveriam existir: taxar os ricos para combater a crise. Seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive a procura de ossos de boi e carcaças de frango”, escreveu o grupo Movimento Juntos, responsável pelo protesto.
Memes
Antes de ser alvo de protestos, o touro dourado já tinha virado alvo de memes nas redes sociais. Muitas pessoas fizeram piadas e comparações com a versão norte-americana.