Foco

Hoje se comemora o Dia da Bandeira; entenda as regras de uso do símbolo nacional

Dois filósofos são responsáveis por sua criação, inspirada na bandeira do Império

Bandeira do Brasil foi criada por dois filósofos e marca fim do império
Bandeira do Brasil foi criada por dois filósofos e marca fim do império Pixabay (Divulgação)

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, se comemora o Dia da Bandeira do Brasil. Foi neste mesmo dia, em 1889, que o símbolo foi criado pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo também filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista Décio Vilares. O objetivo era marcar o início da República no País.

ANÚNCIO

A inspiração veio da bandeira do Império (veja abaixo). As cores verde e amarela foram mantidas. A esfera azul no centro, porém, tomou o lugar brasão imperial.

Bandeira do Império, que serviu de inspiração para atual símbolo nacional
Bandeira do Império, que serviu de inspiração para atual símbolo nacional Portal Planalto (Divulgação)

Os dizeres “ordem e progresso” vêm do positivismo, escola filosófica dos criadores da bandeira. Na primeira versão, havia 21 estrelas. Hoje, há 27 delas, que representam os Estados e o Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM:

Há uma série de regras para seu uso. A bandeira é hasteada nos dias de festa ou de luto. Além disso, todas as repartições públicas, escolas e sindicatos devem exibir uma.

A Constituição prevê que a bandeira deve permanecer no topo de um mastro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A substituição é feita com solenidade, sempre no primeiro domingo de cada mês.

Escolas públicas e particulares devem hasteá-la uma vez por semana, pelo menos. À noite, o símbolo deve ficar iluminado.

Bandeiras em mau estado de conservação são proibidas e devem ser entregues a uma unidade militar para incineração no dia 19 de novembro.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias