Foco

Profissionais negros recebem até 34% a menos do que brancos, mostra levantamento

Desigualdade atinge todos os níveis hierárquicos e de escolaridade

Negros ainda têm menores salários que os brancos
Negros ainda têm menores salários que os brancos DCStudio/Freepik (Divulgação)

Uma pesquisa realizada pela Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, revelou que profissionais negros ainda hoje recebem até 34,15% a menos do que trabalhadores brancos em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade.

ANÚNCIO

Dados da 63ª edição da Pesquisa Salarial apontam que, em cargos de diretoria, esses profissionais ganham 29,5% a menos e a desigualdade segue em todos outros níveis de atuação: como coordenador (-10,6%), especialista graduado (-12,5%), analista (-8,3%), especialista técnico (-9,4%), assistente (-3,2%) e operacional (-2,8%).

LEIA TAMBÉM:

A desigualdade salarial fica ainda mais discrepante quando comparamos os salários recebidos por negros e brancos com o mesmo nível de escolaridade. Profissionais negros recebem menos mesmo com doutorado (-34,1%), mestrado (-29%), MBA (-22,1%), formação superior (16,7%), ensino médio (5,6%) e ensino Fundamental (4,8%).

A gerente sênior da Catho, Bianca Machado, afirma que a pesquisa reforça o quanto a desigualdade racial está presente em todos os âmbitos sociais e econômicos. Para ela, é inadmissível que um profissional ganhe menos, com o mesmo nível hierárquico e de escolaridade, apenas pela cor da sua pele e que esse cenário do mercado de trabalho é apenas um reflexo do racismo estrutural.

A 63ª edição da Pesquisa Salarial ad Catho foi realizada com 8.403 profissionais de todo o País.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias