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Pesquisa e muita atenção ajudam a evitar golpes na Black Friday; saiba como se proteger

Polícia Civil de SP e Secretaria Nacional do Consumidor dão dicas valiosas para evitar ser enganado na hora de aproveitar as promoções

Consumidor deve ter muito cuidado antes de comprar produtos com desconto na Black Friday Reprodução

A Black Friday será realizada pelo comércio na próxima sexta-feira (26), mas ao longo de todo o mês de novembro as ofertas já são anunciadas, principalmente na internet. Muitos preços são atrativos e chamam a atenção pelos altos descontos, mas é preciso ficar atento para não cair em golpes ou acabar sendo enganado e pagando, às vezes, valores até mais elevados do que o normal.

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A Polícia Civil de São Paulo faz um alerta para que os consumidores pesquisem bastante antes de concluir uma compra, seja ela nas lojas físicas ou virtuais. A corporação diz que há empresas que sobem o valor do produto antes do período de descontos e depois voltam aos preços normais, fingindo um falso desconto. E também há as que diminuem de fato o valor dos produtos, mas compensam no frete.

Outra preocupação que deve ser tomada nas compras online, segundo a polícia, é em avaliar a reputação da loja em questão, até mesmo nas redes sociais. Saber o que os outros consumidores acharam dos serviços prestados pode ajudar a evitar golpes.

Um cuidado imprescindível também é ter certeza de que o comércio virtual opera em um ambiente legalizado e seguro. Para isso, sempre acesse o site principal da loja e evite clicar em anúncios ou e-mails com promoções com preços muito baixos. Esses conteúdos podem conter softwares maliciosos que capturam as informações do seu dispositivo eletrônico, como dados bancários e senhas.

Na hora de pagar, segundo a polícia, o consumidor deve ter atenção e conferir o beneficiário do pagamento e jamais fornecer senhas pessoais. Além disso, deve preferir utilizar cartões virtuais, que são àqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações.

Caso a pessoa se torne vítima de algum golpe, deve ir até a delegacia mais próxima ou acessar a Delegacia Eletrônica e, munido de provas, registrar os fatos para que a Polícia Civil inicie as investigações.

Mais cuidados

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), também elaborou uma lista com orientações para que os consumidores não caiam em golpes na Black Friday.

Veja abaixo:

  • Reputação da loja: o cliente pode checar a reputação de grandes varejistas na internet. É possível ler o conteúdo das reclamações, as respostas das empresas e a avaliação dos consumidores no site;
  • Consulte os sites comparadores de preços e produtos online: há formas de comparar preços em sites de pesquisa e alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados. Pesquise sobre os produtos que deseja comprar antes da data e avalie a variação do preço promocional no dia da oferta. Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais;
  • Cuidado com e-mails e sites fraudulentos: o recomendado é entrar no site oficial da loja por seu endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou dispositivos móveis;
  • Verifique certificados de segurança de pagamentos: não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança. Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem; evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas;
  • Confira política de cancelamento ou troca de produto: verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra. Se permitir, no caso da loja física, faça constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida. Exija sempre a nota fiscal;
  • Devolva compras online em caso de arrependimento: no caso de compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de sete dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor. Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço;
  • Confira dados para pagamentos com PIX: ao utilizar essa modalidade de pagamento, o consumidor precisa seguir os mesmos cuidados indicados para qualquer outro tipo de transferência, como checar os dados do recebedor. Também é importante cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso;
  • Registre reclamação caso não consiga resolver problema: se o cliente tiver problemas de consumo que não tenha conseguido resolver diretamente com a empresa, ele tem à disposição o Site do Consumidor para solucionar conflitos que tenham ocorrido no período das promoções. Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.

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