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Black Friday: saiba como proteger seus pagamentos e o que fazer caso caia em um golpe

Consumidor deve ficar atento antes de finalizar compras para evitar transtornos futuros com o pedido

Consumidor deve ter atenção antes de efetuar compras na Black Friday, alertam especialistas (Divulgação/Freepik)

Nesta sexta-feira (26) é realizada a tão esperada Black Friday, que promete descontos e promoções no comércio de todo o país. Muitas ofertas já são oferecidas desde o começo do mês, mas hoje é o dia que as megaliquidações devem tomar conta do pensamento e do bolso dos consumidores. Mas antes de se empolgar com uma compra, é preciso ter alguns cuidados para evitar cair em golpes ou ser alvo de transtornos quando o produto anunciado não era bem aquilo que se esperava.

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Um dos pontos que deve ter muita atenção dos consumidores é a hora do pagamento, principalmente no comércio virtual. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que, em momentos como esse de euforia nas compras, os criminosos aproveitam para aplicar golpes e roubar os dados pessoais dos clientes.

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Assim, a orientação é que o consumidor analise bem a loja antes de efetuar o pedido, conferindo se aquela página é verdadeira, além de evitar clicar em links com ofertas atrativas que são enviadas por e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp.

“Mais uma vez, a Febraban e seus bancos associados ampliam seus esforços de divulgação para que o consumidor faça suas compras de maneira segura durante a Black Friday. Queremos ajudar a criar uma forte cultura de proteção de dados em nosso país, auxiliando nossos clientes no uso de suas informações de modo seguro no ambiente digital”, afirma o diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes do órgão, Adriano Volpini.

Veja abaixo dicas da Febraban para proteger seus pagamentos:

  • Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de “links patrocinados” para ganhar visibilidade nos resultados de buscas;
  • Dê preferência a sites conhecidos. Verifique a reputação de sites não conhecidos, lendo comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
  • Não clique em links desconhecidos. Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto, pois criminosos se utilizam da empolgação dos consumidores em fazer um grande negócio para coletar informações e aplicar golpes que geram grandes prejuízos;
  • Não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
  • Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online;
  • Sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha;
  • Se for pagar a compra com boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento do boleto, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída;
  • Após fazer uma compra de maneira presencial, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu cartão;
  • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras e digitar seus dados bancários;
  • Sempre use em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado.
Clientes devem conferir dados da empresa antes de efetuar pagamentos nas compras, alertam especialistas (Divulgação/Freepik)

Reclamações

Mas e quando o consumidor encontra uma loja oferecendo uma promoção enganosa ou mesmo se sinta lesado por algum golpe? O Procon-SP diz que, nesses casos, a orientação é que entre em contato com órgão e formalize uma reclamação contra a empresa.

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Para isso, o cliente deve salvar os documentos referentes a compra, que podem ser necessários em caso de problemas, além de fazer prints ou fotos com os valores ofertados e o referido produto. Com esses documentos, basta acessar o site do órgão e formalizar a denúncia.

Segundo o Procon-SP, no ano passado, foram registradas mais de 2 mil reclamações relacionadas à Black Friday, sendo 1.912 de compradores com problemas e 542 consultas e orientações.

Para evitar essa situação, o órgão de proteção orienta que o consumidor deve pesquisar bastante sobre o item que pretende adquirir, além de ficar atento aos dados da loja, seja física ou virtual, que deve oferecer dados válidos como endereço da sede, e-mail, CNPJ e nome da empresa.

Antes de finalizar o pedido, recomenda-se consultar previamente a lista de sites não recomendados pelo Procon-SP.

Denúncia à polícia

A Polícia Civil de São Paulo também faz um alerta para que os consumidores pesquisem bastante antes de concluir uma compra, seja ela nas lojas físicas ou virtuais. A corporação diz que há empresas que sobem o valor do produto antes do período de descontos e depois voltam aos preços normais, fingindo um falso desconto. E também há as que diminuem de fato o valor dos produtos, mas compensam no frete.

Na hora de pagar, segundo a polícia, o consumidor deve ter atenção e conferir o beneficiário do pagamento e jamais fornecer senhas pessoais. Além disso, deve preferir utilizar cartões virtuais, que são àqueles que são utilizados em apenas uma compra. Para isso, basta acessar o aplicativo do seu respectivo banco e seguir as orientações.

Caso a pessoa se torne vítima de algum golpe, deve ir até a delegacia mais próxima ou acessar a Delegacia Eletrônica e, munido de provas, registrar os fatos para que a Polícia Civil inicie as investigações.

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