A empresa aérea Gol informou nesta quarta-feira (1º) que vai entregar ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) a conversa entre um comandante de um Boeing e o piloto Gustavo Carneiro, de 27 anos, que conduzia o bimotor que desapareceu entre as cidades de Ubatuba (SP) e Paraty (RJ) há uma semana. Foi o profissional da aeronave de grande porte que explicou ao comandante do avião de pequeno porte como ele deveria proceder no momento da queda.
Carneiro pediu socorro por rádio quando notou que o aparelho que comandava teve uma pane. Na conversa, o piloto do Boeing teria listado os protocolos a serem seguidos. A gravação poderá ajudar a identificar o que causou o acidente.
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O bimotor que desapareceu saiu às 20h30 do último dia 24 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio. Além do piloto, também estavam na aeronave o copiloto José Porfírio de Brito Júnior, que é dono da aeronave, e um passageiro. Durante o trajeto, a torre de comando no Rio de Janeiro perdeu o contato às 21h40.
Na ocasião, o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico de Curitiba (ARCC-CW), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado logo depois sobre o desaparecimento da aeronave. Assim, as buscas foram iniciadas na madrugada seguinte e, no dia 25, encontrados os destroços que podem ser do bimotor.
No mesmo dia, a FAB localizou um corpo no mar. Ele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foi reconhecido por parentes como sendo o do piloto.
Os outros dois ocupantes da aeronave seguem desaparecidos.
Situação da aeronave
De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave, modelo PA-34-220T, estava em situação normal, com autorização para realizar voos noturnos. Porém, não poderia fazer táxi aéreo, conforme consta no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).
O bimotor, fabricado em 1981, tinha o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e venceria em 6 de agosto de 2022.