Foco

Ministério da Saúde confirma mais dois casos da ômicron no DF; total no país chega a 5

Pacientes estão isolados, sendo que um está com sintomas e o outro permanece assintomático

Mais dois casos da variante ômicron são confirmados no país; número chega a cinco Pixabay

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quinta-feira (2) que foram registrados dois casos da variante ômicron da covid-19 no Distrito Federal. Com isso, chega a cinco o número de notificações no país. As outras três ocorreram em São Paulo.

ANÚNCIO

Segundo o ministério, os casos do DF são de duas pessoas que estavam em um voo que veio da África do Sul, passou pela Etiópia e aterrissou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no sábado (27). A pasta destacou que os pacientes estão isolados, sendo que um está com sintomas e o outro permanece assintomático.

LEIA TAMBÉM:

A informação também foi confirmada pelo secretário de Saúde do DF, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache. Há dois dias, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou o cancelamento de todas as festas programadas para o Réveillon deste ano, exatamente em função da variante.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que, apesar da ômicron, a população deve confiar nas autoridades e que manter a vacinação em dia.

“Não podemos sair de uma situação libertária de festas, réveillon e carnaval para uma situação de fechamento total da nossa economia, porque as consequências nós não sabemos. Até porque não há motivo para isso. O que há é a notificação da variante, tem mutações, mas o grau de impacto na saúde de cada um nós não sabemos”, disse o ministro.

Casos de São Paulo

A Secretaria de Estado de São Paulo confirmou na quarta-feira (1º) o terceiro caso da variante. Trata-se de um passageiro proveniente da Etiópia, de 29 anos, que desembarcou em Guarulhos no dia 27, quando testou positivo para covid-19.

ANÚNCIO

De acordo com as informações, o passageiro está em isolamento domiciliar desde o desembarque, sem sintomas, e sendo acompanhado pela vigilância do município de Guarulhos, local que reside. O homem é vacinado com duas doses do imunizante da Pfizer.

Os dois primeiros casos da variante Ômicron no Estado foram confirmados na tarde de terça-feira (30). Os casos são de um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul. Eles desembarcaram no Brasil no dia 23 e fizeram exame antes de embarcar novamente no dia 25. Ambos tiveram resultado positivo em exames de PCR coletados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, antes de viagem à África do Sul.

A Vigilância Municipal da capital destacou que os pacientes para a pasta estadual e informou que ambos foram vacinados com o imunizante da Janssen na África do Sul.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias