A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos adiou o prazo para desativar as bilheterias das estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo. A decisão ocorre após uma série de problemas e reclamações de usuários sobre o novo bilhete TOP. Ainda não foi divulgada uma nova data para implantação da medida.
A previsão do governo paulista era de fechar todas as bilheterias até o final deste ano nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, colocando totens de autoatendimento e pontos de venda perto dos locais de embarque para ofertar e permitir a compra do bilhete QR Code.
LEIA TAMBÉM:
- Prorrogadas inscrições para cursos de qualificação com bolsa de R$ 569
- Ambev está com mais de 300 vagas de emprego abertas; saiba mais
- Cidade de SP segue vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira; saiba onde se imunizar
Esse processo começou em outubro, com a redução do horário de funcionamento das bilheterias de algumas estações. Porém, os usuários continuaram reclamando sobre dificuldades para comprar os bilhetes nos totens e, na terça-feira (7), a secretaria anunciou que o fechamento dos postos de atendimento será suspenso temporariamente.
Segundo o governo, a substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento. Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento e nos estabelecimentos comerciais parceiros, o objetivo é incentivar o cidadão a comprar sua passagem por meios digitais antes mesmo de chegar na estação.
Apesar disso, foram apontados problemas como falta constante de papel e totens desligados nas estações.
Cartão Bom
A partir de janeiro de 2022 também não vai ser possível carregar o antigo Cartão Bom. Porém, não há como transferir o saldo residual para o novo cartão TOP.
O Ministério Público de São Paulo questionou a secretaria sobre essa falta de transferência do saldo que restar, já que, como não será mais permitida a recarga, os valores que não forem suficientes para pagar uma passagem inteira poderão ser perdidos pelos passageiros.
A secretaria garantiu que o Cartão Bom vai continuar funcionando para quem tem créditos até o fim da utilização do saldo.