A Prefeitura de São Paulo prorrogou as inscrições para o Bolsa Jovem, que oferece 5 mil vagas em cursos de qualificação profissional com auxílio de R$ 569,25. Podem participar jovens com idades entre 16 e 20 anos que estejam matriculados na rede municipal de ensino, no nível médio ou no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja). O cadastro pode ser feito pela internet até 18h da próxima sexta-feira (10).
Segundo a prefeitura, o objetivo da iniciativa é evitar a evasão escolar e preparar este grupo para o primeiro emprego ou recolocação profissional, com atividades que serão desenvolvidas no formato on-line na área administrativa.
LEIA TAMBÉM:
- Cidade de SP segue vacinação contra covid-19 nesta quarta-feira; saiba onde se imunizar
- Mega-Sena acumulou e prêmio volta a subir
O jovem selecionado terá a chance de se preparar para o mercado de trabalho com diversas ferramentas que o capacite para habilidades técnicas e socioemocionais para desenvolver performance adequada em processos seletivos e manutenção da vaga ao conquistarem uma oportunidade de emprego ou no empreendedorismo.
Para essa formação, o programa Bolsa Jovem contará com tutores e mentores que irão auxiliar os beneficiários em temas como opções de carreiras; desenvolvimento do seu potencial; autoconhecimento; relacionamento no ambiente de trabalho; entre outros.
Os selecionados terão aulas na área de administração de empresas, em segmentos de finanças, marketing, logística e recursos humanos. As disciplinas serão realizadas pelo site do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) com conteúdo autoinstrucional, ou seja, o aluno faz a gestão das aulas assistidas, podendo rever as atividades gravadas quantas vezes necessitar.
Os estudantes receberão uma senha exclusiva da plataforma para serem direcionados ao ambiente do curso, que contará com módulos liberados periodicamente. Além do conteúdo programado, os jovens ainda receberão reforço escolar em Português e Matemática e orientações de tutores e mentores, uma vez por semana, em aulas ao vivo por duas horas.
O projeto tem duração de seis meses, com carga horária de, no mínimo, 60 horas mensais. O pagamento da bolsa-auxílio no valor de R$ 569,25, será condicionado à comprovação de pelo menos 85% de frequência nas atividades oferecidas pelo projeto.
A iniciativa inclusiva ofertará 10% das vagas destinadas a jovens autodeclarados LGBTI, 6% para jovens com deficiência e 6% para jovens imigrantes e/ou refugiados.
Veja os critérios para participar:
- Ter entre 16 e 20 anos no ato da inscrição;
- Estar matriculado na rede municipal de ensino, no nível médio ou no CIEJA;
- Estar desempregado, sem receber benefícios como seguro-desemprego;
- Pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo e residir no município de São Paulo.
Documentos
As inscrições serão feitas on-line pelo Portal Cate e os pré-aprovados serão comunicados por SMS e e-mail para comparecer ao Cate, das 8h às 17h com documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência e declaração de matrícula ou histórico escolar da rede municipal de ensino, além de cópia simples de cada.
Os menores de 18 anos devem comparecer às unidades do Cate acompanhados de um adulto responsável. Os pré-selecionados deverão assinar um termo de compromisso e responsabilidade e no local receberão orientação sobre o Portal Cate.