Foco

Anvisa autoriza aplicação da vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Anúncio acontece após avaliação técnica da agência sobre pedido apresentado em novembro

Brasil recebe mais 1,5 milhão de doses de vacina da Pfizer
Anvisa autoriza aplicação da vacina da Pfizer contra covid-19 em crianças Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF (Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira (16) a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

ANÚNCIO

O anúncio acontece após avaliação técnica da agência sobre o pedido apresentado em novembro. A resolução com a autorização deve ser publicada ainda hoje em edição especial do DOU (Diário Oficial da União).

LEIA TAMBÉM:

Segundo o gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, evidências científicas disponíveis indicaram que o imunizante da Pfizer em parceria com a BioNTech se mostrou eficaz em crianças de 5 a 11 anos quando administrado no esquema de duas doses, visando a prevenção de casos graves ou fatais da doença.

As doses de vacinas para crianças são de um terço em relação à dose e à formulação aprovada anteriormente. Além disso, a formulação pediátrica é diferente. Sendo assim, não se pode fazer diluição da dose de adulto para atingir a dose voltada à criança. O Brasil ainda não conta com as doses ajustadas.

Vale ressaltar que a criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica para completar o ciclo.

Além da área técnica da Anvisa, especialistas das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI), de Imunologia (SBI), de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e de Pneumologia e Tisiologia participaram da avaliação do imunizante.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias