A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira (16) a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos.
ANÚNCIO
O anúncio acontece após avaliação técnica da agência sobre o pedido apresentado em novembro. A resolução com a autorização deve ser publicada ainda hoje em edição especial do DOU (Diário Oficial da União).
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa avalia pedido para que crianças sejam vacinadas com CoronaVac
- Mega-Sena faz um único ganhador; veja as dezenas de quarta-feira
- Aprovada ampliação do parcelamento do IPVA e isenção para PCDs e autistas, em SP
Segundo o gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, evidências científicas disponíveis indicaram que o imunizante da Pfizer em parceria com a BioNTech se mostrou eficaz em crianças de 5 a 11 anos quando administrado no esquema de duas doses, visando a prevenção de casos graves ou fatais da doença.
As doses de vacinas para crianças são de um terço em relação à dose e à formulação aprovada anteriormente. Além disso, a formulação pediátrica é diferente. Sendo assim, não se pode fazer diluição da dose de adulto para atingir a dose voltada à criança. O Brasil ainda não conta com as doses ajustadas.
Vale ressaltar que a criança que completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve manter a dose pediátrica para completar o ciclo.
Além da área técnica da Anvisa, especialistas das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI), de Imunologia (SBI), de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e de Pneumologia e Tisiologia participaram da avaliação do imunizante.