O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (17) que o número de casos confirmados da variante ômicron da covid-19 chega a 19 no país. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, os pacientes são de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.
“No nosso país, devido a nossa vigilância genômica estabelecida, nós já temos 19 casos confirmados em 4 unidades federais. Desses 19 casos, 11 são pessoas do sexo feminino e 8 sexo do masculino”, disse Medeiros em entrevista ao G1.
LEIA TAMBÉM:
- Anvisa rebate questionamentos do presidente Bolsonaro sobre vacinação
- Pfizer diz não ter prazo de entrega de vacina contra covid-19 para crianças
- São Paulo abrirá negociação com a Pfizer para compra de vacina contra covid-19 para crianças
- Vacinação de crianças ainda não tem data para começar
- Ômicron: G7 fala em ‘maior ameaça à saúde pública’
Ele destacou que entre os pacientes diagnosticados com a ômicron, 16 tinham o esquema vacinal completo contra a covid-19, duas tinham apenas uma dose e uma não apresentou informações sobre o imunizante.
“Até o dia de ontem [quinta-feira, 16], nós temos no mundo 7.123 casos confirmados em cerca de 70 países. Embora tenhamos casos confirmados em todas as faixas etárias, a maior parte deles, quase 60%, é no intervalo etário de 20 a 39 anos”, ressaltou o secretário.
São Paulo
Só na capital paulista sete novos casos da variante foram confirmados na última quarta-feira (15), elevando para 13 o total no estado.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, os casos são de pacientes que tiveram contato com um idoso de 67 anos, que foi diagnosticado no dia 10. Além disso, outras 90 pessoas que tiveram contato com ele ainda tem quadros de saúde sob investigação.