Foco

São Paulo pede ao Ministério da Saúde liberação imediata de doses contra covid-19 para crianças

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde na quinta-feira (16) solicitando a liberação e disponibilização imediata de doses para vacinação contra covid-19 em crianças na faixa de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer.

O governo do Estado afirmou que há urgência em avançar na imunização deste público, mas as doses de Pfizer disponíveis atualmente no Brasil diferem em aspectos como composição, dosagem, rotulagem, apresentação e especificações técnicas requeridas para aplicação neste público, conforme instruções do próprio fabricante.

LEIA TAMBÉM:

Publicidad

O pedido de São Paulo ocorre após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar, ainda ontem, a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. Hoje o imunizante é administrado apenas a partir dos 12 anos.

Além da área técnica da Anvisa, especialistas das sociedades brasileiras de Infectologia (SBI), de Imunologia (SBI), de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm) e de Pneumologia e Tisiologia participaram da avaliação.

Segundo o gerente geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, evidências científicas disponíveis indicaram que o imunizante se mostrou eficaz neste público quando administrado no esquema de duas doses, visando a prevenção de casos graves ou fatais da doença.

Números

Os casos de covid-19 em menores de 9 anos representam 3% do total dos casos no Estado, e de 6,6% na faixa de 10 a 19 anos, com 0,1% dos óbitos para os grupos separadamente.

A imunização de adolescentes de 12 a 17 anos começou em SP em 18 de agosto. Até quinta-feira, já foram completamente imunizadas mais de 2,1 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a cerca de 63% deste público-alvo, informou o governo.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias