A Linha 15-Prata do monotrilho, na zona leste de São Paulo, inaugurou nesta quarta-feira a 11ª estação do trecho, Jardim Colonial, que vai ligar a Vila Prudente à região do Jardim Iguatemi.
A estação Jardim Colonial fica na avenida avenida Ragueb Chohfi, esquina com a rua André de Almeida, e tem 4,5 mil m² de área construída, com sanitários, estruturas acessível e paraciclos para estacionamento de bicicletas. A estação segue o padrão de segurança das demais, com portas automáticas na área de embarque.
Com a nova estação, a linha Prata passa a ter mais 1,75 km de extensão e uma demanda prevista de mais 40 mil passageiros por dia.
Inicialmente, a estação funciona em período de testes entre 10h e 15h, permitindo que sejam realizados ajustes técnicos nos primeiros meses de funcionamento, até a ampliação em tempo integral. Neste período, a tarifa será cobrada normalmente.
Nos primeiros meses, um trem exclusivo fará o trecho Jardim Colonial – São Mateus. Os passageiros que seguem para a Vila Prudente deverão desembarcar na estação São Mateus e pegar outro trem. No sentido inverso, os passageiros deverão desembarcar em São Mateus e embarcar no trem especial para estação Jardim Colonial.
A Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade construído no Brasil e conecta a região leste e sudeste da Capital. Atualmente conta com 11 estações que cobrem 14,6 km de extensão.
De acordo com as previsões do Metrô, a linha deve ter mais duas inaugurações em breve no sentido da zona leste. São as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, cujas obras estão em fase de licitação. No sentido oeste, a linha Prata deve ser estendida para a construção da estação Ipiranga, que vai conectar a Linha 15 do Monotrilho à linha 10-Turquesas da CPTM.