Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que cinco embarcações que operam com cruzeiros no país registraram 798 casos de covid-19 em apenas 9 dias. Por isso, o órgão recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão provisória imediata da temporada de navios no Brasil.
Na segunda-feira (3), a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) informou que a medida foi acatada e que as companhias vão paralisar as operações até o próximo dia 21.
LEIA TAMBÉM:
- Resgatados dez bolivianos que eram mantidos em trabalho análogo à escravidão, em SP
- Bolsonaro não passará por nova cirurgia, dizem médicos
- Lotofácil divide prêmio desta segunda-feira entre três apostadores
- Cate oferece mais de 500 vagas de emprego na primeira semana do ano
A entidade informou que está trabalhando em nome das companhias de cruzeiros que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – para alinhar interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde.
Segundo a Anvisa, desde o início da temporada de cruzeiros, no dia 1º de novembro de 2021, eram 31 casos confirmados da doença entre passageiros e tripulantes dos navios. Porém, nos últimos nove dias, houve um surto e mais 798 casos foram registrados.
Do total do número de novas infecções, 60% se trata de tripulantes. Segundo a Anvisa, isso ocorre por serem viajantes que passam maior período de permanência nos navios. Para a organização, essas ocorrências apontam maior grau de risco à condição sanitária desses cruzeiros.
A Anvisa ressaltou, ainda, que estados e municípios tiveram dificuldade na obtenção dos dados epidemiológicos junto às empresas responsáveis pelas embarcações, “o que prejudicou a condução oportuna das investigações pelas autoridades locais de saúde”.