O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (5), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento dos aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193″ para o acionamento dos serviços da PM (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros.
ANÚNCIO
A iniciativa permite que a população de todo o Estado conte com canal disponível para solicitar o atendimento emergencial de ambas as instituições, sem precisar realizar chamada telefônica.
LEIA TAMBÉM:
- Doria lamenta demora para início da vacinação de crianças contra covid-19: ‘Revoltante’
- Secretaria de Educação vai vacinar crianças contra covid-19 nas escolas estaduais de SP
O app “Bombeiros Emergência 193″ já está disponível para download nos sistemas Android e IOS. Já o “190 SP” estará disponível para download em breve.
Para utilizar ambos aplicativos, basta que os usuários façam um cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento.
O “Bombeiros Emergência 193″ contempla o atendimento de todas as modalidades de ocorrências atendidas pela instituição como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias.
O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. A localização é preenchida no registro pelo usuário ou automaticamente pelo georreferenciamento, desde que ativo no aparelho utilizado.
ANÚNCIO
Novas modalidades de ocorrência devem ser disponibilizadas a cada atualização do aplicativo, que permitirá também, a partir de fevereiro, o envio de até duas fotos, áudios e vídeos de até 10 segundos, como reforço do fato registrado.
Armas de choque não letais
Ainda durante a coletiva de imprensa, o governador João Doria (PSDB) anunciou a entrega de mais 3,1 mil armas de choque não letais para a PM, com 7,5 mil cartuchos. As armas de incapacitação neuromuscular e acessórios foram adquiridos sob investimento de cerca de R$ 20 milhões.
Segundo Doria, essas armas são fundamentais para controlar situações de risco para a polícia e para as vítimas, sem causar a morte do agressor e sem colocar em risco a população.
Com potência de 50.000 volts e com intensidade de 1,2 mA, as armas da marca Taser X2 permitem que a pessoa atingida seja imediatamente controlada. Alimentadas por dois cartuchos, elas possuem capacidade para 19 ciclos por segundo e possuem dois pontos laser de visada.