A Prefeitura de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (6), pedindo a redução da quarentena para casos assintomáticos de covid-19. Segundo a solicitação, o isolamento para esses pacientes seria reduzido do período de 10 a 14 dias para apenas cinco.
ANÚNCIO
Ainda segundo o ofício, para os casos sintomáticos, a quarentena continua mantida de 10 a 14 dias. O objetivo da prefeitura é que esta passe a ser a nova recomendação da rede municipal de saúde.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo cancela carnaval de rua, mas mantém desfiles no sambódromo
- Com pandemia e cartório virtual, divórcios batem recorde em 2021
- VÍDEO: Pediatra impede que criança de 3 anos entre em consultório com mãe e irmão
A medida é uma orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, que destacou no mês passado que a maior parte da transmissão do vírus Sars-CoV-2 ocorre no início do curso da doença, “geralmente 1 ou 2 dias antes do início dos sintomas e 2 ou 3 dias depois”.
No pedido da prefeitura, assinado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), a administração ressalta que a vacinação já reflete em um número baixo de pessoas que apresentam sintomas graves da covid-19 e que os índices de internação são baixos.
Assim, a redução do período de isolamento para assintomáticos vai refletir em um menor impacto econômico, já que diminui o período de afastamento dos trabalhadores.