Foco

Estranhando o ‘frio’ em pleno verão em São Paulo? Meteorologista explica o motivo

Muito provavelmente hoje você trocou a bermuda por uma calça, quem sabe até por um moletom. Os mais “friolentos” podem até estar lendo essa reportagem de blusa. Os últimos dias, verdade seja dita, não parecem em nada com o verão que se espera para o começo de janeiro. A máxima nesta sexta-feira (7) não passou dos 22ºC na cidade de São Paulo e já entrou em tendência de queda.

Segundo Helena Balbino, meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), apesar do estranhamento inicial, a condição não é rara para o mês. “Temperaturas mais amenas na cidade e no Estado de São Paulo são comuns nessa época do ano, uma vez que nosso verão é chuvoso”, explica.

LEIA TAMBÉM:

Publicidad

A especialista diz que a umidade vem do Atlântico Equatorial, entra na Amazônia, deflete nos Andes e fica por alguns dias sobre o Sul, Sudeste ou outra região - é a chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul.

“A previsão indica que esse episódio atual de ZCAS, que provoca muitas nuvens, durará até terça-feira (11) sobre São Paulo”, avisa.

Na quarta e quinta-feira ainda chove, mas nesses dias já aparece também o sol, que traz novamente temperaturas mais elevadas para a alegria dos amantes do calor.

Ansioso pela volta de uma vez por todas da bermuda e da regata? Helena traz boas notícias. “Esperamos um verão com temperaturas elevadas, especialmente em fevereiro e março”, afirma.

Previsão detalhada para os próximos dias pode ser conferida no link.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias