A partir desta quinta-feira, a prefeitura de São Paulo informou que passa a seguir as recomendações do Ministério da Saúde para isolamento de casos leves e moderados de gripe e de covid-19.
ANÚNCIO
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o isolamento para pacientes que não apresentem febre ou problemas respiratórios há pelo menos 24h será de cinco dias.
Esses pacientes deverão faze teste de RT-PCR ou antiantígeno e após o resultado negativo serão liberadas do isolamento com a recomendação de uso obrigatório de máscara e distanciamento social. Se der positivo, o isolamento será estendido até o 10º dia.
LEIA TAMBÉM:
- Máscara de tecido também protege contra a Ômicron, esclarece infectologista
- Fatecs: aprovados devem fazer matrícula até sexta-feira
- É vaga de emprego que você quer? Então confira oportunidades em startups e no setor de tech
No décimo dia após o início dos sintomas, quem não apresentar febre ou sintomas respiratórios será liberada do isolamento sem a necessidade do exame PC.
Nos casos de síndrome gripal com covid-19 em que o paciente não tenha completado o esquema vacinal (duas doses), ele deverá ficar em isolamento por dez dias. O diagnóstico, nesse caso, deverá ser feito por critério laboratorial.
De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada diante da demanda exponencial de pacientes com sintomas respiratórios, suspeitos de covid e gripe, nos hospitais da rede pública e privada.