A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), informou nesta quinta-feira (20) que está realizando a compra de 1 milhão de testes para a detecção de covid-19. A entrega deve ser realizada nos próximos dias, assim como a distribuição entre as unidades de saúde da Capital. As datas exatas, porém, não foram informadas pela Administração.
ANÚNCIO
Segundo a Secretaria de Saúde, desde o início do mês de dezembro as unidades municipais vêm realizando cerca de 50 mil atendimentos por dia e, devido à grande demanda nos atendimentos de Síndrome Gripal, as unidades passaram a realizar o diagnóstico para covid-19 e gripe de forma clínica.
LEIA TAMBÉM:
- Após liberação da Coronavac, governo de SP atualiza calendário de vacinação de crianças
- Após liberação da Anvisa, governo de SP começa a vacinar crianças com a Coronavac
- Anvisa aprova uso da Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos
Isso significa que a testagem é realizada em pessoas que integram grupos específicos, considerados em condições de risco. São elas: pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose de vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais de saúde e população em situação de rua.
Realização de testes não será interrompida, garante SMS
O órgão garante que não interromperá a realização dos testes de covid-19 na Capital. Isso porque dispõe de contrato para a realização do RT PCR para atender a necessidade. “Em dezembro de 2021, os testes de Covid-19 foram recebidos do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo, suprindo a demanda até a presente data”, esclareceu, em nota.
Uma pesquisa feita pelo Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo), havia relevado, na última segunda-feira (17), só havia testes suficientes para sete dias – ou menos no Estado devido ao aumento do número de pessoas infectadas pela variante Ômicron e pelo vírus Influenza.