O calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) será retomado nesta quinta-feira (10) com o vencimento da primeira parcela para proprietários de veículo de São Paulo com placa final 1. Quem preferir, pode ainda quitar o imposto à vista, com desconto de 5%, mas também deverá fazê-lo amanhã.
ANÚNCIO
O parcelamento em cinco vezes é feito automaticamente após o pagamento da primeira parcela. Para efetuar o pagamento, basta informar o número do RENAVAM no caixa de autoatendimento, Internet Banking ou nos aplicativos bancários e escolher a opção desejada (à vista ou parcelado). O IPVA 2022 pode ainda ser pago nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal.
Quem quiser consultar o valor do imposto pode fazê-lo diretamente no banco ou no Portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos segue até o dia 23/2 (veja abaixo).
LEIA TAMBÉM:
- Capital oferece mais de 400 vagas de emprego; inscrições terminam hoje
- Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após covid-19
- Quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a trocar de emprego
CARTÃO DE CRÉDITO
Neste ano, o contribuinte poderá utilizar o cartão de crédito para quitar o IPVA. A Secretaria da Fazenda credenciou operadoras que têm autonomia para negociar diretamente com o contribuinte. Veja a relação das empresas credenciadas.
MULTA POR ATRASO
A multa para os proprietários que deixarem de recolher o imposto no prazo determinado por lei é de 0,33% por dia de atraso, mais juros de mora com base na taxa Selic. Após sessenta dias do atraso, o valor da multa é fixado em 20% do valor total do imposto.
LICENCIAMENTO ANTECIPADO
Para antecipar o licenciamento de 2022, o dono do carro deverá quitar antes todos os débitos com IPVA, multas e taxas em atraso.
Veja o calendário do IPVA 2022