Foco

PGR vai apurar se Monark e Kim Kataguiri fizeram apologia ao nazismo

Apresentador do ‘Flow Podcast’ foi desligado do canal após defender formalização de partido

PGR vai investigar declarações de Monark e  Kataguiri sobre nazismo
PGR vai investigar declarações de Monark e Kataguiri sobre nazismo Montagem/Divulgação

O procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou nesta terça-feira (8) a abertura de uma investigação para apurar suposto crime de apologia do nazismo praticado pelo influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, e pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP).

ANÚNCIO

O apresentador do “Flow Podcast” defendeu a formalização de um partido nazista junto à Justiça Eleitoral brasileira durante episódio veiculado ontem. O programa recebia Kataguiri e a também deputada Tabata Amaral (PSB-SP). Durante uma discussão sobre regimes radicais, Monark saiu em defesa do “direito” de ser antissemita.

LEIA TAMBÉM:

Kataguiri, por sua vez, afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista. “Qual é a melhor maneira de impedir que um discurso mate pessoas e que um grupo étnico racial morra? É criminalizar? Ou é deixar que a sociedade tenha uma rejeição social?”, indagou.

Já Tabata rebateu as falas de Monark, afirmando que o nazismo coloca a população judaica em risco.

Posicionamento de Kim Kataguiri

Em nota, Kataguiri afirmou que vai colaborar com as investigações e se defendeu. “Meu discurso foi absolutamente anti-nazista. Não há nada de criminoso em defender que o nazismo seja repudiado com veemência no campo ideológico para que as atrocidades que conhecemos nunca sejam cometidas novamente. Ao contrário das pessoas privilegiadas pela inércia de Aras, nada tenho a esconder”, alfinetou.

Segundo a PGR, o caso será analisado pela assessoria criminal de Aras porque Kataguiri, sendo deputado federal, tem foro privilegiado no STF (Supremo Tribunal Federal).

ANÚNCIO

Desculpas de Monark

Após a repercussão negativa do caso, Monark divulgou vídeo no qual pede desculpas por ter sido “insensível” e disse que estava muito bêbado no dia da entrevista.

No final da tarde, os Estúdios Flow anunciaram seu desligamento do canal.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias