O número de pacientes internados por covid-19 tem apresentado queda no Estado de São Paulo, segundo anúncio do governador João Doria (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (9). Com mais de 80% da população com imunização completa com duas doses e quase 18 milhões de doses de reforço aplicadas, o Estado já acumula oito dias com redução de internações em enfermarias e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).
São Paulo vacinou nos primeiros dias de fevereiro quase 2,7 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão com a dose de reforço. Mais de 52% das crianças entre 5 e 11 anos de idade já tomaram a primeira dose em um total de 2,1 milhões de doses aplicadas.
LEIA TAMBÉM:
- IPVA 2022: começa amanhã prazo de parcelamento para placa final 1
- Capital oferece mais de 400 vagas de emprego; inscrições terminam hoje
- Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após covid-19
- Quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a trocar de emprego
A evolução na vacinação também é sentida na redução de novas internações em enfermarias e UTIs na última semana. Hoje, São Paulo registrou um total de 9.797 pessoas em hospitais de todo Estado, sendo que em 2 de fevereiro eram 1.492 pessoas a mais. A média móvel de novas internações também está em redução de quase 20% no mesmo período.
O governo ressalta que os 645 municípios estão abastecidos com doses suficientes para a vacinação de 100% das crianças de 6 a 11 anos. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac.
A Secretaria de Estado da Saúde também saliante necessidade de quem ainda não recebeu a dose de reforço e os atrasados com relação à segunda dose, para que procure o posto de vacinação mais próximo da sua residência para se vacinar.