Donos de carro com placa de São Paulo que optaram por parcelar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022 devem pagar a primeira parcela nesta quinta-feira. Vence hoje também o prazo para quem pretende pagar o imposto à vista, com desconto de 5%.
Clique aqui e confira o valor do seu IPVA para esse ano.
O parcelamento do IPVA é feito em cinco vezes e é habilitado automaticamente a partir do pagamento da primeira parcela. Para pagar, basta ir ao banco, nos caixas de autoatendimento, selecionar a opção do IPVA e digitar o número do Renavam. O sistema oferecerá as opções de parcelamento e pagamento à vista. Também é possível pagar pelo Internet Banking, pelos aplicativos dos bancos e nas casas lotéricas credenciadas.
O calendário de pagamento da primeira parcela/imposto à vista segue até dia 23 de fevereiro, obedecendo ao final de cada placa (veja tabela no final da matéria).
LICENCIAMENTO
As pessoas que optarem por antecipar o licenciamento anual obrigatório deverão quitar o IPVA e qualquer outro débito que o veículo tenha com multas ou outros impostos, caso contrário o sistema do banco não irá liberara opção de antecipação.
CARTÃO DE CRÉDITO
Neste ano a Secretaria da Fazenda está oferecendo a opção de quitar o imposto usando o cartão de crédito. Quem optar pela modalidade deverá checar na página da Secretaria as empresa que foram credenciadas e entrar em contato diretamente com elas, que têm autonomia para negociar os juros e a quantidade de parcelas diretamente com o contribuinte. Clique aqui e veja a relação das empresas credenciadas.
MULTA POR ATRASO
Deixar para pagar o IPVA em outro momento pode custar caro para o bolso do contribuinte. De acordo com a Secretaria da Fazenda, a multa para os proprietários de carros que perderem o prazo é determinada por lei e custa 0.33% por dia de atraso, além de juros de mora baseado na taxa Selic. O valor dos juros estabiliza em 20%do total do valor devido após sessenta dias de atraso.
VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA: