O governo de São Paulo anunciou que precisa com urgência de doadores de sangue para evitar o risco de cancelamento de atendimentos e cirurgias.
A situação nos bancos de sangue é crítica em todo o Estado, e os tipos O+, O-, A-, B- e B+ são os de maior necessidade. O abastecimento regular é necessário para o atendimento de todas as instituições de saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Avenida Brigadeiro Luís Antônio será interditada neste domingo; confira desvios
- Veja onde se vacinar contra a covid-19 neste fim de semana em São Paulo
- Prefeitura de São Paulo abre vagas para curso gratuito de cupcakes na Zona Sul
- USP promove escola de verão para garotas criarem aplicativo de celular
Por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias, a doação de sangue registrou queda, impactando o nível das reservas. Por isso, os hemocentros de todo o Estado fazem um apelo para que a população faça doações.
Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
- Estar com a saúde em dia;
- Pesar, no mínimo, 50 kg;
- Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
- Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação;
- Não deve estar em jejum.
Onde doar
A população pode consultar todos os endereços para a doação na internet. Abaixo, a lista dos principais Hemonúcleos do Estado para doação:
– Pró-Sangue: agendamento através do telefone Alô Pro-Sangue – (11) 4573-7800 ou pelo site;
– Hemocentro Ribeirão Preto: mais informações pelo site;
– Hemocentro Unicamp: mais informações pelo site;
– Hemocentro de Botucatu: recebe doadores de sangue com agendamento prévio em seu horário normal de funcionamento: de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e o WhatsApp (14) 99624-7055 / (14) 99631-5650;
– Hemocentro de Marília: O Hemocentro da Famema fica na Rua Lourival Freire, nº 240 (ao lado do Fórum) no bairro Fragata. O telefone para mais informações é (14) 3402-1850 ou pelo site.
Cuidados contra a covid-19
Durante a pandemia, os bancos de sangue adotaram todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os colaboradores, álcool em gel e o uso de máscara, que é obrigatório.
É importante seguir as seguintes orientações:
- Candidatos à doação de sangue que tiverem o diagnóstico ou suspeita de covid-19 serão considerados inaptos por um período de 10 dias após a completa recuperação;
- Candidatos à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame.