Enquanto o mundo respira aliviado com a notícia de que as tropas russas começaram a se retirar da Ucrânia, no Brasil os aliados de Bolsonaro tentam emplacar nas redes a falsa ideia de que o presidente foi responsável pelo recuo de Putin.
ANÚNCIO
Esse grupo, formado por apoiadores e até ministros do governo, criou a hashtag “BolsonaroEvitouAGuerra”, que chegou a ser um dos assuntos mais comentados nesta terça-feira no Twitter.
Em um dos posts compartilhados na rede, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles compartilhou uma postagem do ministro do Turismo, Gilson Machado, uma montagem do presidente como capa da revista Time, onde lê-se “Prêmio Nobel da Paz de 2022″. O texto cita, falsamente, “papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia”.
Em uma das frases da capa falsa, lê-se: “Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta.” Outra frase estampada na capa é: “Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia.
Curiosamente, a capa verdadeira da revista desta semana aborda a pandemia de covid-19 e o título é “Como a covid termina”.
MEMES
Enquanto alguns discutem a divulgação da notícia falsa nas redes, internautas aproveitaram para criar memes de todos os tipos mostrando Bolsonaro e Putin nas mais variadas situações. Veja alguns abaixo:
ISOLAMENTO
ANÚNCIO
O presidente Jair Bolsonaro chegou nesta terça-feira à Rússia, mas ao contrário do que esperava não será recebido imediatamente pelo presidente Vladimir Putin. Isso porque os protocolos sanitários do país exigem que o presidente fique confinado no Hotel, em Moscou, até o dia da reunião com o presidente Putin, que deverá ocorrer nesta quarta-feira, de acordo com a agenda do Kremlin.
De qualquer forma, ao contrário de sua prática comum no Brasil em todos esses meses de pandemia, Bolsonaro desembarcou nesta terça-feira em Moscou usando uma máscara de proteção contra covid-19.