Foco

Entenda a decisão do YouTube em relação ao canal de Monark

Influenciador está proibido de monetizar ou criar novos canais na plataforma

YouTube suspende monetização de canal de Monark (Divulgação)

O YouTube suspendeu a monetização do canal do influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. Além disso, o ex-apresentador do “Flow Podcast” está proibido de criar novos canais na plataforma.

ANÚNCIO

A decisão foi tomada porque o influenciador descumpriu as regras da plataforma, informou o YouTube. Durante uma de suas entrevistas, ele defendeu a formalização de um partido nazista.

O comunicado da suspensão foi enviado na noite da última quinta-feira (17) a Monark, que compartilhou o e-mail recebido em suas redes sociais.

“Estou sofrendo perseguição politica do YouTube Brasil. Eles me proibiram de criar um novo canal para poder continuar minha vida, pessoas poderosas querem me destruir. Liberdade de expressão morreu”, escreveu no Twitter.

Em seguida, o ex-apresentador publicou um vídeo criticando a decisão da plataforma. “Meus comentários foram infelizes sim, mas de maneira alguma foram mal-intencionados, de maneira alguma defenderam qualquer ideologia extremista que você possa pensar. Eu sofri as consequências, eu perdi o ‘Flow’, eu saí da empresa, do meu programa, eu pedi desculpas várias vezes, mas não acabam as retaliações. Parece que pessoas muito poderosas querem me destruir completamente”, disse.

O caso

No último dia 7, Monark defendeu a formalização de um partido nazista junto à Justiça Eleitoral brasileira durante episódio do programa que apresentava. Na ocasião, ele recebia os deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP). Durante uma discussão sobre regimes radicais, Monark saiu em defesa do “direito” de ser antissemita.

Kataguiri, por sua vez, afirmou considerar que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista. “Qual é a melhor maneira de impedir que um discurso mate pessoas e que um grupo étnico racial morra? É criminalizar? Ou é deixar que a sociedade tenha uma rejeição social?”, indagou.

ANÚNCIO

Já Tabata rebateu as falas de Monark, afirmando que o nazismo coloca a população judaica em risco.

No dia seguinte, os Estúdios Flow anunciaram o desligamento de Monark do canal.

Mais tarde, o influenciador disse estar sofrendo “linchamento desumano”.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias