Foco

Enquanto as bombas caem, violinista toca para refugiados em abrigo antibomba na Ucrânia

Ucraniana emociona refugiados em abrigos antibombas com música folclórica do país

Vera Lytovchenko é professora de violino na Ucrânia (Reprodução / Instagram)

Enquanto as bombas russas castigam Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia e uma das mais castigadas pelos bombardeios, uma musicista escondida em um dos abrigos com dezenas de refugiados da guerra toca para aplacar a dor e o medo dos companheiros.

ANÚNCIO

Vera Lytovchenko é uma professora de violino e os vídeos gravados nos porões dos abrigos percorrem o mundo pelas redes sociais. Em um deles, ela toca “The Night is so Moonlit” (A noite está tão enluarada), uma música do folclore ucraniano composto por Mykola Lysenko.

De acordo com notícia veiculada pelo The Guardian, Vera disse que foi inspirada por uma aluna, que também tocou no refúgio, mas foi muito difícil tocar sem pensar na guerra. “Quando eu toquei, eles choraram. Eles esqueceram da guerra por alguns instantes e pensaram em outra coisa”, disse ao The Guardian.

LEIA TAMBÉM: Mães de soldados russos acusam o Kremlin de ‘mentir e usar’ seus filhos

A violinista contou ainda que após postar o vídeo, ficou de olho no Facebook para saber quais dos seus amigos ainda estava vivo.

Ouça a música:

BOLSHOI

O bailarino brasileiro David Motta Soares anunciou nesta segunda-feira sua demissão do renomado balé Bolshoi, da Rússia, em protesto contra a guerra da Ucrânia.

David, de apenas 24 anos, é considerado um dos principais solistas do Bolshoi. “Estou profundamente triste em dizer que deixei o Teatro Bolshoi, meus professores, meus amigos, minha família, o lugar que chamei de lar por muitos anos”, escreveu Soares no Instagram.

ANÚNCIO

O bailarino disse que não pode agir como se nada estivesse acontecendo. “Já passamos por isso, deveríamos ter aprendido com o passado”, disse nas redes sociais.

O brasileiro não foi o único a se demitir. O diretor musical e maestro principal do Teatro Bolshoi, Tugan Sokhiev também deixou o cargo último domingo para se posicionar sobre a invasão russa.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias