Foco

Cresce o número de animais abandonados na Ucrânia devido à guerra

Animais são deixados na fronteira, ou em abrigos pelos civis que tentam escapar dos ataques.

Animais de estimação acabaram sendo deixados por seus donos, durante a fuga de civis, desde que a invasão russa se iniciou na Ucrânia. Pela necessidade de deixar as regiões de perigo o mais rápido possível, muitos ucranianos levaram consigo o que puderam, deixando seus pets em abrigos ou na fronteira.

Veja mais: Garotinha ucraniana é morta por soldados russos que estavam bêbados

De acordo com a CNN Brasil, o enviado especial de seu jornal na Ucrânia, Mathias Brotero, realizou uma visita aos locais que funcionam 24 horas por dia para receber os animais abandonados em Lviv, cidade perto da fronteira com a Polônia. Muitos dos bichinhos que são resgatados, acabam chegando doentes, com fome e até mesmo feridos, enquanto outros foram alocados em centro de reabilitação.

Publicidad

A condição dos animaizinhos

Ainda não foi possível contabilizar a média de quantos animais da ucrânia foram acolhidos nos abrigos. Uma das voluntárias desses centros de acolhimento declarou que a maioria dos que foram resgatados necessitando de cuidados especiais foram os gatos, que chegaram ao local muito estressados, como relata a CNN Brasil.

“Recebemos muitos animais de Kiev e alguns estão realmente doentes, com problema na coluna. Eles não conseguem andar por conta própria. Temos um que está muito doente e precisa receber tratamento especial”, contou Natalia à CNN Brasil, uma voluntária do abrigo.

“O exército russo continua a bombardear zoológicos e abrigos para animais de estimação. Estas fotos mostram um foguete no Zoológico de Mykolayiv, animais do Zoológico de Kiev e um abrigo em Kharkiv. Inúmeros animais perderam seus donos.”

Os países vizinhos, mais precisamente a Polônia e Romênia, flexibilizaram a entrada dos animais para serem abrigados e tratados, sem a necessidade de apresentação de vacina, ou ‘microchipagem’ (radar inserido no pet que possibilita a localização). A CNN Brasil contou que muitos ucranianos prometeram voltar para resgatar seus bichinhos de estimação assim que possível. Outro lado positivo também é que o número de doações à essas instituições haviam crescido. Pelo fato de nem todos os animais poderem ser transportados, os suprimentos são encaminhados para outras cidades.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias