A República Tcheca é o primeiro país a furar a determinação da OTAN de não se envolver diretamente na guerra da Ucrânia e envia tanques de guerra e artilharia pesada para o governo ucraniano. Até então, os países aliados se limitaram a mandar mísseis antitanques e antiaéreos e armamento de pequeno porte, temendo arrastar todo o bloco ocidental para uma guerra. As informações são do Daily Mail.
ANÚNCIO
Imagens da TV pública Czech Television mostraram nesta terça-feira um trem carregado com mais de uma dúzia de tanques de guerra T-72, veículos de combate de infantaria BVP-1 e peças de artilharia obus (lançadores de granadas) com destino à Eslováquia, de onde devem seguir diretamente para a Ucrânia.
A ajuda da República Tcheca ocorre dias após o presidente ucraniano Vlodymyr Zelensky pedir à OTAN armamento pesado, como caças e tanques, para enfrentar o exército invasor. O pedido foi feito durante uma reunião em Bruzela
A ministra da Defesa tcheca, Jana Cernochova, disse nesta terça-feira que a “República Tcheca está ajudando a Ucrânia tanto quanto pode e continuará ajudando [fornecendo] equipamento militar, leve e pesado.’
Outros países da aliança, como a Alemanha, se comprometeram a enviar veículos de combate de infantaria para Kiev.
LEIA TAMBÉM: Ataque a depósito cria fumaça tóxica na Ucrânia: “cuidado com a nuvem rosa”
Até agora, a entrega de armas leves e equipamentos de defesa foi entendida como uma ajuda dos países da OTAN para a Ucrânia, mas o fornecimento de equipamento pesado de guerra levanta o temor de que o bloco de países aliados do Ocidente possa acabar por ser arrastado para a guerra contra a Rússia.
MARIUPOL
Nesta quarta-feira, a artilharia russa voltou a atacas as cidades de Mariupol e Kharkiv. A Otan já havia alertado que a retirada de tropas de Kiev e Chernihiv era na verdade um desvio de tropas para concentrar o ataque sobre as cidades de Mariupol e Kharkiv.