Foco

Homem é morto por vírus raro após levar picada de carrapato

Conhecido como Powassan, o vírus raro pode inflamar o cérebro.

Homem é morto por vírus raro após levar picada de carrapato. (Reprodução/Pixabay - JerzyGorecki)

Na semana passada, um homem morreu de doença rara transmitida por carrapatos, de acordo com autoridades da saúde. Ele desenvolveu sintomas neurológicos e morreu no hospital, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da região. Informações são do USA Today.

ANÚNCIO

O homem infectado pelo vírus era residente do centro-sul do Maine, nos Estados Unidos. Ele teria sido infectado na região onde morava. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Maine, o caso de infecção fatal do vírus Powassan, transmitido pela picada de um carrapato infectado ou carrapato marmota, foi confirmado na quarta-feira (20).

Veja mais: [VÍDEO] Mike Tyson deixa passageiro com testa sangrando após homem atingi-lo com garrafa de água em voo de avião.

“Os carrapatos estão ativos e procurando um hospedeiro para morder agora”, disse o Dr. Nirav Shah, diretor do Maine CDC, em um comunicado à imprensa. “Peço ao povo e aos visitantes do Maine que tomem medidas para evitar picadas de carrapatos.”

Vírus Powassan transmitido por carrapatos

De acordo com a imprensa do Maine CDC, os casos de vírus Powassan não comuns nos Estados Unidos, com cerca de 25 relatados a cada ano desde o ano de 2015. Os carrapatos costumam se alimentar de pequenos roedores. Sendo assim, hospedeiros humanos são acidentais.

Transmitidos por carrapatos infectados, o vírus Powassan costuma ser contraído durante as atividades ao ar livre, tais como: jardinagem, caça ou caminhada na floresta e acampamento, segundo a Dra. Jill Weatherhead, especialista em doenças infecciosas do Baylor College of Medicine, em Houston.

Estes são os seguintes sintomas causados pelo vírus Powassan:

  • Febre
  • Dor de cabeça;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Confusão;
  • Convulsões e;
  • Perda de memória.

Algumas pessoas infectadas podem apresentar problemas neurológicos graves, como inflamação do cérebro ou da medula espinhal. A inflamação no cérebro é muito perigosa e pode até ser letal.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias