Foco

Varíola dos macacos pode matar?

Primeiro caso da doença foi confirmado na Argentina, preocupando autoridades sanitárias de todos os países da América do Sul

Varíola dos Macacos (Reprodução)

Autoridades da Argentina confirmaram nesta sexta-feira o primeiro caso da Varíola dos Macacos, mostrando que vírus já está presente na América do Sul.

ANÚNCIO

Essa doença é uma zoonose, ou seja, um vírus que passa de animal para os seres humanos. No caso da Varíola dos macacos, o vírus também pode ser transmitido de pessoa para pessoa por contato próximo e troca de fluidos corporais. É menos transmissível, porém, do que a covid-19, afirmam os virologistas.

As pessoas contaminadas apresentam as lesões vesiculares características da varíola, além de febre, dor de cabeça, dor nas costas, calafrios e exaustão. As lesões podem se espalham por todo o corpo e causar coceira intensa e também dor.

LEIA TAMBÉM: Massacre no Texas: marido de vítima morre de infarto horas após visitar túmulo da esposa

A VARÍOLA DOS MACACOS PODE MATAR?

A principal dúvida da maioria das pessoas é sobre a mortalidade da doença. Será que a Varíola dos Macacos pode matar como a covid-19, por exemplo?

Segundo os especialistas, há dois tipos de vírus que causam a doença: o que circula na África Ocidental, com mortalidade de apenas 1% (registrado na Europa até o momento) e o da África Central, com uma taxa de mortalidade de até 10%.

O primeiro, mais difundido, tem sintomas leves e pode até passar despercebido, com sintomas desaparecendo em até três semanas. Já o segundo pode oferecer riscos quando contraído por crianças e pessoas com imunossupressão. Em mulheres grávidas, também oferece sério risco de morte ao bebê.

ANÚNCIO

Como faz para não pegar a doença?

A prevenção da doença é muito parecida com a da covid-19: higienizar as mãos com água, sabão e álcool gel, usar máscaras de proteção e, principalmente, evitar contato com pessoas contaminadas. A principal forma de contaminação da doença é o contato pessoal, então o distanciamento social também é uma forma eficaz de combater o vírus.

E o tratamento dos contaminados, como é feito?

Por se tratar de uma doença autolimitada, ou sejas, o vírus morre após o ciclo e os sintomas desaparecem. O tratamento é feito com medicamentos para atenuar os sintomas, mas a vacina da varíola, que foi aplicada no Brasil na década de 80, é eficiente para combater a doença.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias