Um vídeo que vazou nas redes sociais mostrou o momento exato em que um dos policiais rodoviários federais que estão tentando colocar Genivaldo de Jesus Santos no porta-malas da viatura destrava e joga uma bomba de gás no veículo.
ANÚNCIO
Portador de esquizofrenia, a moto de Genivaldo foi parada pelos policiais em uma abordagem de rotina na BR-101 e durante a revista ele ficou nervoso e começou a se debater. Os federais jogaram spray de pimenta nele, o algemaram e o colocaram na viatura, de onde saía muita fumaça. Genivaldo morreu a caminho da delegacia por asfixia mecânica, segundo o laudo do Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o sobrinho da vítima, Wallyson de Jesus, que acompanhou todo o caso, os policiais foram avisados por ele que seu tio tinha transtorno mental e tomava remédios controlados. Os remédios, inclusive, foram encontrados no bolso dele durante a revista.
Veja o vídeo:
Apesar de suas tentativas de explicar aos policiais que o tio sofria de esquizofrenia e estava alterado, o rapaz disse que os policiais o dominaram no chão, jogaram spray de pimenta em seu rosto e o algemaram à força, enquanto Genivaldo tentava de desvencilhar. “Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala e foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado”, disse.
LEIA TAMBÉM: Justiça Eleitoral determina filiação de atriz pornô pelo PT em Mato Grosso
A Polícia Rodoviária Federal informou que registrou ocorrência na Polícia Judiciária e vai investigar o caso.
A esposa de Genivaldo, Maria Fabiana dos Santos, disse que seu marido convivia com a doença há cerca de 20 anos e tomava remédios diários para controlá-la, mas nunca agrediu ninguém ou fez qualquer coisa errada. “O que fizeram com ele foi um crime”, disse.