Um vídeo publicado pelo padre Júlio Lancellotti na noite deste último domingo mostra uma bomba sendo jogadas próximo a um grupo de pessoas. Segundo a postagem, situação ocorreu na Praça da Sé, em São Paulo. “Agora a noite na Sé. População em situação de rua, com frio, espera atendimento e recebe bombas”, escreveu o vigário que faz parte da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo e é defensor dos direitos humanos.
LEIA TAMBÉM: Cinco pessoas da mesma família morrem em acidente de carro; motorista estava bêbado
Assista ao vídeo:
Nas imagens, é possível ver o artefato sendo jogado em direção às pessoas que saem correndo, uma delas, que está coberta por um cobertor, tenta afastar a bomba, que exala uma fumaça branca. Segundo o site Metrópole, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) acompanhava a entrega de cobertores para moradores em situação de rua na praça, quando presenciou uma tentativa de roubo e agressão à um casal que passava no local. Quando tentaram impedir a ação, uma das vítimas reagiu e feriu um dos menores que estava tentando roubá-la e o casal correu para um mercado próximo.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SEMSU), os ‘equipamentos’ foram utilizados para conter um tumulto iniciado durante uma tentativa de roubo. Veja a nota:
“[...] Durante a ação, uma das vítimas reagiu, ferindo um dos menores infratores. Após o ocorrido, o casal se refugiou em um mercado próximo, sendo perseguido pelos autores, que invadiram o local e passaram a saquear e danificar o estabelecimento. Os infratores passaram a arremessar objetos contra as equipes da GCM. Diante do tumulto, os Guardas fizeram o uso moderado e progressivo da força, a fim de garantir a integridade física e a segurança das pessoas em situação de rua, vítimas e dos agentes da Guarda Civil Metropolitana. Após a dispersão dos infratores, a GCM deteve um dos infratores e o conduziu até o 8º Distrito Policial. O menor esfaqueado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao PS Ipiranga. O caso foi registrado no 8º Distrito Policial”.
⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅
LEIA MAIS:
⋅ Melhor amiga do noivo quase acaba com o casamento após fazer uma ‘piada’
⋅ Luz em espiral aparece no céu da Nova Zelândia e gera especulações sobre invasão alienígena