Foco

Modelo e sniper brasileira é mais uma vítima da guerra na Ucrânia; ‘Era uma heroína’, diz irmão

Thalita do Valle, de 39 anos, morreu em bombardeio na cidade de Kharkiv

Brasileira Thalita do Valle morreu na guerra da Ucrânia
Brasileira Thalita do Valle morreu na guerra da Ucrânia Arquivo pessoal

A modelo e sniper brasileira Thalita do Valle, de 39 anos, foi mais uma vítima da guerra na Ucrânia. Ela morreu no último sábado (2), em um bombardeio na cidade de Kharkiv. O UOL” trouxe detalhes sobre sua vida e trajetória em conflitos em reportagem publicada nesta segunda-feira (4).

ANÚNCIO

Thalita era aliada das tropas ucranianas. Atriz, modelo, estudante de Direito, ativista de causas animais, socorrista e atiradora de elite, ela perdeu a vida no mesmo ataque que também vitimou o ex-militar do Exército brasileiro Douglas Búrigo. Segundo combatentes, ele teria retornado a um bunker para resgatar Thalita.

A guerra na Ucrânia não era o primeiro conflito da sniper. Ela já havia participado de uma missão contra o Estado Islâmico no Iraque, Curdistão iraquiano e Curdistão Sírio há três anos.

LEIA TAMBÉM: Dono de borracharia que foi lutar na Ucrânia como voluntário morre em bombardeio

No Brasil, era socorrista e havia feito cursos de tiro, mas foi na experiência internacional que recebeu treinamento para se tornar atiradora de elite.

Ela chegou a registrar imagens em vídeo do que viu e viveu, e a ideia era lançar um livro, segundo a família relatou ao portal de notícias.

‘Vocação para salvar vidas’

Théo Rodrigo Vieira, irmão de Thalita, contou ao “UOL” que a atiradora, ao entrar no exército curdo, se especializou em tiros de precisão, com armas longas. “A Thalita era do exército feminino e integrava uma linha de frente com atiradoras de elite. Era uma heroína, e a vocação dela era salvar vidas, correndo atrás de missões humanitárias”, disse.

ANÚNCIO

Segundo Théo, a especialidade da irmã era atuar como socorrista. Ele a classificou como uma “progressista genuína defensora da paz”. “Ela pegava em armas apenas porque era um contexto de guerra.”

O último contato de Thalita com a família ocorreu no dia 27 de junho. Ela tinha acabado de se deslocar para a cidade de Kharviv.

VOCÊ TAMBÉM PODE QUERER SABER:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias