Foco

Moradores do interior de São Paulo relatam clarão no céu durante a madrugada

Bola de fogo surgiu e liberou intenso clarão; fenômeno foi visto em várias cidades

Bola de fogo avistada no céu no interior de São Paulo
Bola de fogo avistada no céu no interior de São Paulo (Reprodução)

Moradores da região de Campinas, Sorocaba, Hortolândia e São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, relataram terem visto na madrugada desta quarta-feira um clarão no céu.

ANÚNCIO

Nas redes sociais, muitos internautas compartilharam imagens e especulações,  maioria deles de que se tratava de um meteoro, mas ainda não há uma informação oficial sobre o fenômeno.

De acordo com os moradores, a luz brilhante cortou o céu por volta das 5h da manhã e rapidamente desapareceu. “Eu não sei o que acabei de ver no céu mas foi um dos momentos mais bizarros da minha vida. Eu estava dormindo, acordei do nada, fui ao banheiro, voltei e olhei pela janela por 10 segundos e de repente um clarão imenso, parecendo um meteoro”, disse no Twitter @ajaquelinebe.

Veja imagens:

“Tava aqui de boas deitada no sofá assistindo kdrama com a porta aberta e do nada deu um clarão no céu e caiu uma coisa como se tivesse pegando fogo, em total silêncio. Alguém tbm viu??”, comentou @diitramassio.

“Era umas 5h da manhã eu acho que vi um meteoro ou estrela cadente, n sei. Sei que deu um clarão no céu e fez um rastro de luz. Foi mt lindo”, disse @coracaobanddido.

LEIA TAMBÉM: Menina sai para ir à padaria, some e é encontrada morta dois dias depois; veja o que se sabe até agora

ANÚNCIO

Segundo os astrônomos, todas as imagens compartilhadas nas redes indicam que trata-se de um fragmento de asteróide que entrou na atmosfera, um meteoro brilhante, e a luz ocorre pela fragmentação do objeto em atrito com a atmosfera.

“Eu realmente vi os vídeos e tudo indica que é realmente um bólido [meteoro brilhante], é um asteroide, um fragmento de um asteroide que entrou na atmosfera. E esse clarão, ele é produzido no momento que esse pedaço se fragmenta em pequenos pedaços. Talvez não sobre nada que dê para descobrir no solo. Mas é um evento, relativamente, entre o comum e raro”, disse o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em entrevista ao jornal Bom Dia São Paulo.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias