Mais de 100 crianças foram diagnosticadas com uma infecção desconhecida na Índia que está sendo chamada de ‘Gripe do Tomate’.
ANÚNCIO
Apesar do nome, a doença não tem nenhuma relação com consumo de tomates ou qualquer coisa do gênero, mas ela ganhou esse nome pela capacidade de criar bolhas vermelhas e dolorosas no corpo doente, que podem chegar ao tamanho de um tomate, segundo alguns relatos.
Os cientistas ainda não sabem a origem da infecção. Alguns pesquisadores acreditam que a gripe do tomate esteja relacionada a um efeito pós chikungunya e dengue, doenças também endêmicas na Índia, mas outros, porém, levantaram a hipótese de ser uma nova variante do vírus Coxsackie, que causa a doença ‘mão-pé-boca’ e atinge, assim como a gripe do tomate, crianças até 9 anos.
Os sintomas até agora relatados para a nova doença são bastante parecidos com a dengue e com a gripe comum, como náuseas, vômitos, diarreia, desidratação, febre alta, inchaço e dor intensa nas articulações e dores no corpo generalizadas.
Trata-se de uma doença muito contagiosa e os médicos estão sugerindo que os contaminados fiquem em isolamento por até sete dias para casos suspeitos e confirmados.
Um artigo publicado na revista médica The Lancet sugere que se o surto da gripe do tomate entre as crianças não for controlado, a transmissão pode começar a contaminar também adultos e se espalhar com mais rapidez. Até o momento, não existem remédios ou vacinas eficazes para controlar o vírus.
LEIA TAMBÉM: Diretora de escola no litoral de SP é agredida por aluno durante briga e vai parar o hospital
DADOS DA ÍNDIA
Até o momento, segundo dados médicos, o maior número de infectados está no estado indiano de Kerala, com 82 crianças menores de 5 anos diagnosticadas entre maio e julho deste ano. NO estado de Odisha, 26 crianças até nove anos também testaram positivo para a gripe do tomate.